Revista

Decoração natural

O cultivo de plantas não precisa se limitar ao jardim. Há exemplares muito bonitos que se adaptam à luz e à umidade dos cômodos fechados

Gláucia Chaves
postado em 27/07/2014 08:00
O cultivo de plantas não precisa se limitar ao jardim. Há exemplares muito bonitos que se adaptam à luz e à umidade dos cômodos fechadosLugar de planta é no jardim ; ou na sala, no quarto, no banheiro... Não há limite para a criatividade na hora de usar plantas na decoração. O leque de opções é extenso e há espécies mais adequadas para cada cômodo. O engenheiro agrônomo e paisagista Fábio Camargo explica que, como a luminosidade dentro de uma residência tende a ser reduzida, uma boa ideia é sempre dar preferência a espécies de meia sombra, ou seja, que não precisam de muita luz para sobreviver. "O ideal é que elas fiquem em um lugar que receba luz pela manhã ou à tarde."

A ventilação também é um fator importante, ensina Camargo. Escolher um local em que não há corrente de ar é o segundo passo para garantir que as plantas permaneçam bonitas por mais tempo. Na hora de compor a decoração, é preciso observar o estilo da casa. Flores brancas, por serem neutras, podem complementar qualquer decoração. "Procuro não variar muito as cores no mesmo ambiente", justifica o profissional. "Se for usar uma planta colorida, tendo a repetir aquele tom no restante do lar."

Entre as mais usadas, Nil de Sousa, paisagista do In The Garden Paisagismo, destaca as palmeiras, as yucas e as babosas. Para a sala, a sugestão do profissional é investir em palmeiras. "Orquídeas também são uma boa opção, pois dão sofisticação ao ambiente." Além de observar se a quantidade de luz do local atende às necessidades da planta escolhida, também é possível usar as espécies como complemento ao estilo escolhido para a decoração. Plantas como a samambaia e a avenca filodendros, por exemplo, combinam com ambientes mais clássicos, segundo o paisagista.

Recantos modernos casam com o cacto espada cilíndrica, a palmeira lacra e até mesmo plantas frutíferas, como a jabuticabeira e a romanzeira. "Para casas contemporâneas, a flor do deserto é ideal", completa Nil. Orquídeas são o pretinho básico das plantas na decoração: combinam com qualquer estilo. Além de enfeitarem a casa, as plantas também dão uma ajudinha no clima, uma vez que diminuem a temperatura do ambiente. "Plantas deixam tudo mais fresco e agradável", reforça Nil de Sousa.

Leia a reportagem completa na edição n; 480 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação