Revista

As musas da academia

Nós, meros mortais, nos espelhamos nelas para vencer a preguiça e moldar o corpo dos sonhos

Juliana Contaifer
postado em 03/08/2014 08:00
Nós, meros mortais, nos espelhamos nelas para vencer a preguiça e moldar o corpo dos sonhosNos tempos modernos, a luta contra a balança pode ter aliados inusitados nas redes sociais. Um fenômeno recente do Instagram são as musas fitness. Os nomes já são conhecidos: Gabriela Pugliesi, Carol Buffara e Bella Falconi se tornaram ícones de uma vida leve. No perfil das malhadoras, os seguidores encontram dicas de treinos, receitas de pratos light e motivação extra daquelas que são "gente como a gente" e, mesmo com as obrigações cotidianas, ainda conseguem manter uma rotina saudável. E a ajuda é em mão dupla ; se é legal seguir as dicas, quem alimenta a página deve estar sempre se movimentando, postando informações e fotos legais. Se as atualizações atrasam, os leitores reclamam. A cobrança de desconhecidos transforma-se em gás para manter o corpo bem cuidado e saudável.

Nós, meros mortais, nos espelhamos nelas para vencer a preguiça e moldar o corpo dos sonhosUma dessas badaladas musas midiáticas é brasiliense. A educadora física Janaina Ferreira, 28 anos, se tornou fisiculturista por admirar os corpos musculosos. Em seis anos de prática, Janaína consagrou-se tetracampeã brasiliense e bicampeã brasileira, entre outros títulos. Como a prática exige um trabalho físico intenso e constante, a jovem tornou-se referência e, naturalmente, surgiu o interesse por seus treinos e hábitos alimentares. Para responder a essa demanda, ela sempre posta fotos e dicas. Seu perfil no Instagram começou em 2012 e, hoje, conta com mais de 27 mil seguidores. "Eu compartilho o meu dia a dia: as refeições, as roupa de treino, os suplementos, os exercícios etc. Os posts mais curtidos são aqueles em que mostro as transformações do meu corpo para entrar em um campeonato", conta. Recentemente, a educadora física passou a oferecer um serviço de consultoria on-line.

A professora de educação física Samantha Gondim, 32 anos, também é fonte de inspiração. "Eu sempre pratiquei esportes. Tudo o que engloba atividade física faz parte do meu estilo de vida ; de natação a escalada, já fiz de tudo um pouco", conta. Por ser apaixonada por malhação e professora de academia, as amigas de Samantha insistiram que ela fizesse um Instagram para divulgar sua rotina. "Compartilho fotos dos meus treinos e, de vez em quando, uma selfie. Recebo muitos pedidos de dicas de treino e até fecho alguns contratos de trabalho pela rede social", explica. Em um ano, já são mais de 10 mil seguidores.

Vale seguir:
Gabriela Pugliesi ; @gabrielapugliesi
Carol Buffara ; @carolbuffara
Bella Falconi ; @bellafalconi_fitness
Michelle Franzoni ; @blogdamimis
Carol Magalhães ; @carolmagalhaes1
Marina Iris ; @marinairis
Thais Conte ; @thaconte
Penélope Nova ; @penelope_nova
Janaína Ferreira ; @janabodyfitness
Samantha Gondim ; @sammy_gym82

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação