Revista

Tá quente, tá frio!

Nesta época do ano, em que as manhãs são geladas, as tardes quentes e as noites frias, praticar exercícios pode se tornar um problema. Mas, com as precauções certas, é possível manter a rotina de treino

Juliana Contaifer
postado em 17/08/2014 08:00

Nesta época do ano, em que as manhãs são geladas, as tardes quentes e as noites frias, praticar exercícios pode se tornar um problema. Mas, com as precauções certas, é possível manter a rotina de treinoBrasília é uma cidade bipolar. Na seca, então, a coisa piora. De manhã, bem cedinho, faz frio de verdade. Na hora do almoço, é calor de verão, nenhuma nuvem no céu. E é só escurecer que o ventinho gelado volta. Se a mudança brusca de temperatura já é complicada, é também motivo de preocupação para quem faz exercícios físicos bem na hora da transição.

Quando uma pessoa sai do calor para o frio, ocorre uma vasoconstrição, que pode causar dor, segundo explica o médico especialista em medicina esportiva Getúlio Morato. Já quando a pessoa passa do frio para o calor, é comum ocorrer sensação de desmaio e enjoo.Nesse cado, a pessoa deve deitar-se e ingerir bastante água.

Outro problema é o risco de contrair doenças. A famosa friagem, quando combinada com o corpo quente pós-exercício, pode aumentar o risco de viroses, gripe ou até pneumonia. Por isso, é preciso usar a roupa certa de acordo com o clima. Mesmo assim, a mudança de temperatura de Brasília não é suficiente para causar um choque térmico, daqueles que travam os músculos. Seria preciso uma mudança brusca, de cerca de 30;C. Por exemplo, pular em uma piscina gelada ao sair de uma sauna ou praticar esportes mal agasalhado quando os termômetros apontam temperaturas negativas.


Mesmo nos dias de frio brasilienses, o ideal é tirar o casaco ao iniciar o exercício. Ao começar, o corpo se esquenta o suficiente para evitar o frio. "Com a temperatura de 15;C, é possível correr na rua sem agasalho. O importante é recolocar o casaco e a calça ao terminar o exercício, mesmo enquanto suado, para manter a temperatura corporal e evitar que o músculo se resfrie muito rapidamente. Nesses casos, o risco de desenvolver lesões musculares aumenta", explica o professor de educação física Carlos Simpson.

O estudante Vitor Boaventura, 20 anos, pratica natação e treina duas vezes por dia ; às 5h da manhã e às 16h, em uma piscina ao ar livre. No auge do inverno, entrar na piscina, mesmo que aquecida, é um sofrimento. "Eu molho o pescoço para diminuir o choque de entrar na água e começo a nadar bem rápido para aquecer o corpo. É pior na hora de sair. Tenho que me secar e me agasalhar o mais rápido possível para evitar a gripe. O vento é gelado", conta. Nesta época do ano, a dica de Vitor é tomar vitamina C para aumentar a imunidade e lembrar de aquecer bem os pés.

Hidrate-se!
A hidratação é sempre muito importante na hora do exercício. No calor, o corpo tenta equilibrar a temperatura produzindo o suor ; por isso, ingerir líquidos é essencial. No inverno, a água também tem sua função. Como ela tem capacidade de reter calor, aqueles que se mantêm bem hidratados percebem menos as variações de temperatura. Durante a seca, então, quanto mais água, melhor!






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação