Revista

O que vale mais: uma coisa ou uma experiência?

Uma experiência traz mais felicidade do que uma coisa. Mas tem coisas que são fábricas de experiências.

postado em 01/09/2014 12:06

Uma experiência traz mais felicidade do que uma coisa. Mas tem coisas que são fábricas de experiências.

Por Ricardo Teixeira

Várias pesquisas mostram que as experiências trazem mais bem-estar psíquico do que as coisas. As pessoas costumam ter consciência disso. Entretanto, parece que isso fica só no discurso. Talvez você não pague 1500 reais para ver o show de seu artista favorito, mas pode pagar essa quantia por uma mesinha de centro ou um acessório para seu carro. Uma pesquisa mais recente mostra essa tendência.

As pessoas realmente acham que uma experiência, como uma viagem, traz mais felicidade que uma coisa concreta, como a mesinha de centro. Entretanto, na hora de escolher, acabam optando pela coisa. As coisas têm valor mais concreto, valor mais fácil de medir.

E quando a coisa permite uma coleção infindável de experiências? O show só dura uma e pouco. Já um veleiro para cruzar o mundo, uma bicicleta para subir e descer montanhas durante vários anos, uma casa de campo que permite encontros inesquecíveis com os amigos, um instrumento musical... Além disso, falar ou ouvir experiências dá mais barato que sobre coisas.

* Dr Ricardo é doutor em neurologia pela Unicamp e diretor clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação