Revista

Sabor conservado

Nos dias corridos de hoje, a praticidade de se congelar as refeições é essencial. Para quem acha a opção pouco saudável, nutricionistas garantem: se a comida for preparada sem conservantes, não há prejuízo

postado em 07/09/2014 08:00

Há quem ainda torça o nariz para a comida congelada. Muitos pensam que, guardando o alimento dessa forma, ele estará perdendo sabor e nutrientes. Ledo engano. A técnica do congelamento é hoje uma das mais indicadas pelos nutricionistas para aqueles que não têm tempo suficiente para fazer comida em casa ; ou mesmo para os que desejam economizar mais. De acordo com a nutricionista Raquel Adjafre, quando as opções são caseiras, não há qualquer prejuízo. "O problema é com os produtos industrializados. Para que eles conservem, é usado muito sódio e isso, sim, pode causar mal à saúde."

Essa forma é tão eficaz que se tornou uma mão na roda para muitas pais de bebês: ao fazer as papinhas dos filhos em casa, eles podem guardá-las em potes individuais e aquecer somente na hora de alimentar a criança. Mas, claro, isso não faz bem só para os pequenos. O chef Carlos Pissani, da marca que leva seu sobrenome, começou a vender massas congeladas em 2007.

Preparando de modo artesanal ; tudo é feito manualmente ;, ele consegue manter o sabor do ravióli intacto. "Usamos um processo chamado ultracongelamento, que congela a massa a -38;C em 30 minutos. Isso evita que se formem cristais de água que possam quebrar a massa no momento de cozinhá-la, algo que acontece no congelamento normal, e torna o produto mais seguro."

Assim, seja qual for o recheio ; de queijo gouda a espinafre ;, a técnica permite que não se use conservantes na hora da fabricação, grande vilão de outros produtos. "Até mesmo a massa de frutos do mar tem segurança alimentar. Por isso, muitos restaurantes famosos no Brasil escolhem nossa massa."

Mesmo sendo uma forma segura de manter os alimentos, a nutricionista Raquel Adjafre sugere alguns cuidados. Segundo a profissional, o mais importante é fazer com que o alimento não tenha nenhum contato com o ar que circunda o freezer. "Isso oxida e queima o alimento." Outro ponto indispensável é etiquetar tudo que é colocado, para não haver riscos de aquecer algo que já está há muito tempo guardado. "Generalizando, pense em três meses de validade para qualquer alimento no freezer. Mas é preciso ficar atento", garante.

Nos dias corridos de hoje, a praticidade de se congelar as refeições é essencial. Para quem acha a opção pouco saudável, nutricionistas garantem: se a comida for preparada sem conservantes, não há prejuízo

Ingredientes
Recheio
50g de berinjelas em fatias
100g de tomate seco
70g de queijo muçarela ralado
Sal e Pimenta

Modo de praparar
Recheio
Corte as berinjelas em fatias longitudinais e coloque numa assadeira a fogo moderado. Logo retire as berinjelas e corte em pedacinhos pequenos. Por outro lado, corte os tomates secos em cubinhos e misture num bols com a muçarela ralada e as berinjelas.
Tempere a gosto. Também pode adicionar queijo mascarpone para aumentar a cremosidade.

Ravióli
Abrir a massa e cortar quadrados com um cortador.
Colocar o recheio no médio de cada massa quadrada.
Dobrar a massa e juntar as bordas fazendo pressão com a ponta dos dedos.
Cozinhar em agua fervendo durante aprox.. 3 a 4 minutos.
Primeiro os ravioles vão para o fundo da panela e logo de um tempo eles sobem a superfície. Espere um minuto para retirar.

Tempo de preparo: 30 a 40 min
Rendimento: 4 pessoas

Para fazer a massa
Ingredientes
500g de farinha de trigo integral
5 ovo
10g de sal
50ml de água

Modo de preparo da massa
Coque a farinha e sal no processador. Acrescente lentamente os ovos misturados com um pouco de água. Bata até a massa ficar bem misturada. Ponha a massa sobre a superfície polvilhada e faça uma bola. Trabalhe a massa apertando com a base da mão. Levante a massa, vire-a e continue amassando, até ficar elástica. Faça uma bola e deixe descansar unos minutos em temperatura ambiente.

Para abrir a massa
Corte a bola de massa em dos tamanhos similares. Ajuste os cilindros da máquina. Polvilhe um pedaço de massa e passe entre os cilindros. Dobre a tira de massa e volte a passá-lo entre os cilindros. Repita este processo de dobrar e abrir a massa varias vezes ate que fique macia e elástica.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação