Revista

Design inclusivo

Com uma filha com problemas de locomoção, designer brasileira cria empresa que desenvolve mobiliário próprio para crianças e adolescentes que têm deficiência física. Além de funcionais, os produtos são educativos e lúdicos

Renata Rusky
postado em 14/09/2014 08:00

Com uma filha com problemas de locomoção, designer brasileira cria empresa que desenvolve mobiliário próprio para crianças e adolescentes que têm deficiência física. Além de funcionais, os produtos são educativos e lúdicosA arquiteta e designer Erika Foureaux, uma mineira criada na França, transformou um problema pessoal em solução para diversas famílias. Há 11 anos, depois do nascimento da segunda filha, Sofia, com deficiência física, ela fundou a Noisinho da Silva ; nome que não poderia soar mais mineiro ;, uma instituição sem fins lucrativos para promover a inclusão de crianças e adolescentes com problema de locomoção por meio da criação de produtos de design inovador, que promovem a inclusão social dessas crianças, sobretudo no ambiente escolar.

Erika era representante no Brasil de um grupo francês de mobiliário infantil. Incomodada por vender produtos que não serviam para a própria filha, largou a empresa para se dedicar ao problema que, além da própria família, atingia tantas outras. "Com ela, percebi também que os móveis para deficientes físicos têm toda uma conotação hospitalar. A nossa ideia é fazer produtos com cara de criança para elas mostrarem o melhor delas. Queríamos criar móveis para deficientes que suprissem todas as necessidades deles, inclusive as sociais, e que potencializassem as diferenças, não as realçassem. Se todas as crianças crescerem em contato com a diversidade, a tendência é o preconceito diminuir", explica a designer.

Um dos produtos mais famosos desenvolvidos pela Noisinho foi a carteira escolar com a ideia do design universal. Ela serve para qualquer pessoa, seja alta, seja baixa, cadeirante ou não. "Um deficiente físico poder se sentar na mesma carteira de qualquer outro aluno ajuda a quebrar os paradigmas do preconceito e promove a inclusão", acredita. Antes mesmo do lançamento, o produto conquistou o reconhecimento, com inúmeros prêmios, inclusive no exterior. Entre eles, o Top Social ; Relevância oferecido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em 2005. Foi finalista do Prêmio Criança 2006, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos do Brasil e do Prêmio IF Awards, entregue na Alemanha, em 2007. Também foi premiada pela Handite, feira de produtos para deficientes realizada em Paris.

A iniciativa de Erika Foureaux também reverteu a lógica de que grandes empresas criam fundações sociais. Ela fez o caminho inverso. A ONG acabou dando origem à empresa The Products, que está em plena atividade há um ano. Agora, é a própria Erika quem concorre a um prêmio, o Cartier Women;s Initiative Awards, projeto que apoia startups lideradas por mulheres. Ela é uma das 16 finalistas ; da Ásia Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte e África Subsaariana ; ao lado de apenas mais uma brasileira, Bel Pesce, autora do best-seller A menina do vale. "Depois de fundar a instituição, o problema deixou de ser meu, pessoalmente. Eu me coloco no lugar de pais e penso que, se a minha filha tivesse tido a oportunidade de usar a ciranda (uma cadeira, idealizada por Erika, para retificar a postura de crianças de 1 a 6 anos e que permite que elas desçam da cadeira de rodas para brincar no chão), por exemplo, teria sido muito mais legal", conta.

Com uma filha com problemas de locomoção, designer brasileira cria empresa que desenvolve mobiliário próprio para crianças e adolescentes que têm deficiência física. Além de funcionais, os produtos são educativos e lúdicos

Tanto a Noisinho quanto a The Products contam com profissionais multidisciplinares, como educadores e fisioterapeutas. Acima de tudo, ela diz não abrir mão de pessoas que pensem diferente e que a desafiem a criar um produto ainda melhor do que o que ela imagina. "Euzinha não faria nada sozinha, mas noisinho faz", brinca com o nome da organização. Com essa noção de trabalho em grupo, a instituição realiza frequentemente a Oficina da Ciranda, em que famílias carentes vão à ONG com os filhos. Lá, os pais produzem, com as próprias mãos, a Ciranda. "Crianças deficientes não costumam brincar no chão, o que, segundo especialistas, atrasa o aprendizado secundário. A experiência é importante para que elas vivenciem conceitos matemáticos e não tenham problemas de aprendizado no futuro. Não brincar no chão faz com que as pessoas associem erroneamente a dificuldade de aprendizado à deficiência física", explica Erika.

O aparelho oferece controle de tronco e cabeça, possibilita o sentar no chão de forma segura e confortável, além de prevenir atrofias musculares, problemas gástricos e respiratórios. Cada família recebe sua cadeira, após a oficina. Enquanto os pais fazem o equipamento, já incluído no livro 1000 Product Designs Form, Function and Technology from Around the World, do designer Eric Chan, as crianças se divertem em uma oficina cultural com animadores e recreadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação