Revista

O tecido certo

Saiba como escolher material e a padronagem dos estofados, e conheça as novidades do mercado

Juliana Contaifer
postado em 28/09/2014 08:00

Saiba como escolher material e a padronagem dos estofados, e conheça as novidades do mercadoO sofá é um dos móveis essenciais de uma casa ; com a cama, a geladeira e o fogão, é logo das primeiras coisas que se compra. Os formatos não variam muito. Segundo a arquiteta Ana Paula Barros, os sofás de sala de estar costumam ter linhas mais retas, enquanto os usados para assistir a televisão, nos quais se pode deitar e comer, são mais confortáveis. Mas é o tecido escolhido que realmente diferencia a peça. Existem hoje infinitos tipos de trama para colocar em sofás, poltronas e cadeiras, que vão dos tecidos finos, como o linho e a seda, às lonas, e cada um com diversas padronagens. A escolha depende muito do uso ; os estofados menos usados podem ser cobertos com tecidos nobres, enquanto os que estão expostos a manchas e sujeira devem dar preferência àqueles sintéticos, mais fáceis de limpar.

"Os três tipos mais usados são o ratier de linho, que é um pouco mais resistente e bastante comum em living rooms; as sarjas, que são frescas, gostosas e mais molinhas, e, por isso, podem ser achadas em sofás mais confortáveis; e o couro, que pode ser usado em qualquer lugar", enumera Ana Paula. Para manter o conforto, os tecidos sintéticos devem ter algodão na composição. São tantas as opções que a designer de interiores Ana Valéria Valle explica que é possível aplicar até seda, desde que em sofás e poltronas pouco usados. "É um tecido muito nobre, mas extremamente fino, com fibras bastante sensíveis. Para usá-lo, é comum o processo chamado de dublagem, em que se cola um tecido mais resistente na seda para fazê-la durar mais", afirma.

Quem tem animais de estimação em casa deve dar preferência aos tecidos sintéticos e ao couro, que são de fácil manutenção. Mas todos os materiais, independentemente de serem finos ou grossos, devem passar pelo processo de impermeabilização. "Para garantir que o tecido não seja manchado ou absorva a água e continue com a mesma aparência do momento em que foi comprado, a impermeabilização é fundamental. E não basta fazer uma só vez, é preciso reaplicar o produto a cada 12 ou 18 meses", ensina Ana Valéria.

Saiba como escolher material e a padronagem dos estofados, e conheça as novidades do mercado

O que há de novo
Na Donatelli Tecidos, o tecido sintético Chenille Tempotest é 100% acrílico, mas tem o toque semelhante ao algodão. A trama é forte e é possível limpar até com alvejante sem que a cor desbote.

O veludo Bambu da Tendaggio tem textura diferente e mais brilho do que o veludo clássico, além de ter a planta em sua composição.

Na Líder Interiores, o tecido biônico é composto de poliamida, resina, poliéster e algodão, o que o torna confortável e, ao mesmo tempo, muito resistente. Com apenas uma esponja e sabão neutro, é possível remover manchas de caneta, ketchup e até café.

À venda na Artline, a Lona Torino, da WallPaper, imita o couro, com as mesmas características da lona, e, por isso, é de mais fácil manutenção. Já o tecido Eco Pele tem o mesmo efeito, mas a textura é mais parecida com a da pele do animal. Por ser sintético, fica mais fácil de limpar.

A trama sunbrella para ambientes externos, da Saccaro, é 100% acrílico e tem acabamento especial que repele a água. O tecido também é certificado por ser capaz de filtrar raios solares prejudiciais á saúde.

A loja Leila Bessa oferece agora a linha Eco Simples, que é ecologicamente correta. A fábrica de tecidos compra pedaços de pano de outras fábricas para criar um tecido novo, em 100% algodão. Alguns têm até garrafas PET em sua composição.

Saiba como escolher material e a padronagem dos estofados, e conheça as novidades do mercado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação