Revista

Talento posto à mesa

A chef Daleide Gamas refaz o trajeto que a levou à direção de um badalado estabelecimento em Águas Claras

postado em 05/10/2014 08:00

É comum que o talento para cozinhar surja sem que o chef se dê conta. Tem o caso da família que sempre gostou de ficar na cozinha, influenciando a escolha. Aquele que, por conta do trabalho dos pais, precisava fazer o almoço depois da escola e viu que era bom nisso. E há vários que foram incitados pela curiosidade simples de misturar ingredientes desde pequenos. Dali para a vida adulta, as panelas deixam de ser passatempo e se tornam trabalho. E quem adora comer agradece.

A chef Daleide Ferreira Gama começou na cozinha para ajudar a mãe. Mais velha entre os irmãos, desde os 7 anos põe em prática seus conhecimentos culinários. Já adulta, começou a trabalhar na casa de uma família que ficou encantada com a qualidade do que ela cozinhava. "A gastronomia chegou por acaso, porque nunca imaginei que pudesse trabalhar com ela. Foi por incentivo deles que decidi começar um curso no Senac", lembra. O ano era 2005, e a chef terminou de estudar e já saiu empregada em um bufê.

Daleide recorda de ser chamada pela chefe para ver como os pratos haviam ficado dispostos nos eventos organizados pela empresa. "Comecei como saladeira e ficava impressionada quando tudo estava montado. Não acreditava que era eu quem havia feito. Até hoje fico feliz de ver um prato bonito. Tanto que tiro até fotos." Hoje, coordenando sua própria cozinha, ela afirma que tenta analisar todos os detalhes da preparação, para manter esse seu prazer com as panelas aliado ao negócio.

A chef Daleide Gamas refaz o trajeto que a levou à direção de um badalado estabelecimento em Águas Claras

Ingredientes
200g de robalo
Limão para temperar
Alho a gosto
Sal e pimenta a gosto
Batata
Brócolis
Cenoura
Couve-flor
Ervas finas

Modo de preparo
Tempere o robalo com limão, alho, sal e pimenta. Grelhe o robalo com azeite em uma frigideira bem quente, deixando no ponto desejado. Pré-cozinhe a batata e a cenoura; branqueie o brócolis e a couve-flor. Em outra frigideira, salteie os legumes com um pouco de ervas finas e sal a gosto.

Para o molhos de maracujá

Ingredientes

1/2 xícara de chá de suco de maracujá
1 xícara de chá de água
2 colheres de copa de mel
1/2 colher de sopa de maisena

Modo de preparo
Cozinhe o suco de maracujá, a água, o mel e a maisena durante 5 minutos.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção

A chef Daleide Gamas refaz o trajeto que a levou à direção de um badalado estabelecimento em Águas Claras

Molho de gorgonzola
Ingredientes
2 conchas de molho bechamel
20g de gorgonzola
2 nozes picadas
Sal e pimenta

Guarnição
1 pera em fatias
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de açúcar mascavo

Modo de preparo
Refogue os ingredientes. Numa frigideira, coloque a manteiga com açúcar. Quando a manteiga derreter, coloque as fatias de pera com casca. Monte o prato e sirva à parte o parmesão ralado.

Massa do ravióli
Ingredientes
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
6 ovos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal

Modo de preparo
Coloque a farinha sobre uma bancada, formando um monte. Faça um buraco. Acrescente os ovos e o sal. Misture tudo com as mãos, amassando a mistura até formar uma bola. Sove a massa por 5 minutos. Coloque em um saco plástico e deixe descansar por 15 minutos. A massa pode ser usada de imediato ou guardada na geladeira por até uma semana.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: vai depender da quantidade de raviólis feitos com a massa

Serviço:
Diversitá Bistrô & Café
Endereço: Rua das Pitangueiras, Lote 10, Loja 1, Ed. Metropolitan %u2014 Águas Claras
Telefone: 3541-1323

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação