Revista

Gostoso e 100% nutritivo

O arroz integral apresenta muitas vantagens se comparado ao branco. A questão é saber como prepará-lo com uma cara mais gourmet

postado em 12/10/2014 08:00

Uma das minhas maiores vitórias desde que comecei a morar sozinho foi quando fiz uma panela de arroz soltinho. Aquela imagem é mais forte do que conseguir enrolar a manga da camisa sem pedir ajuda à mãe. "Agora sou adulto", pensei. E fui jogar videogame. Brincadeiras à parte, acho irônico que um alimento tão comum seja alvo de tanta desinformação.

"Muitas pessoas consideram o arroz ruim por ser um alimento com muitos carboidratos. Mas isso vai depender da quantidade e do tipo de grão que você consome", explica a nutricionista Lise Pereira. A profissional, inclusive, avisa que a união entre arroz e feijão é capaz de garantir uma boa parte das necessidades proteicas de uma dieta. "E isso é bom porque a carne ainda é cara para muita gente no Brasil." O grão branco tem muita lisina e seu colega marrom, metionina ; aminoácios importantes para a nutrição humana.

Mesmo que as quantidades necessárias para cada indivíduo sejam diferentes, Lise garante que, atleta ou idoso, o melhor é consumir arroz integral. "O arroz branco não tem quase nenhuma fibra porque foi polido. Já o integral tem entre três a quatro vezes mais fibras", explica a nutricionista, lembrando que, para quem ainda sente dificuldades em dar sabor ao prato quando cozinha em casa, há formas de garantir com que ele fique mais gostoso.

O arroz integral apresenta muitas vantagens se comparado ao branco. A questão é saber como prepará-lo com uma cara mais gourmet

Ingredientes
1 ; xícara (chá) de arroz cozido
; xícara (chá) de requeijão cremoso
2 tomates sem pele, sem sementes e bem picados
; colher (sopa) de orégano
100g de presunto em fatias
100g de mussarela em fatias
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo
Misture o arroz com o requeijão, o tomate e o orégano. Em um refratário médio, coloque uma camada de arroz e aperte bem. Adicione uma camada de mussarela e uma de presunto. Repita as camadas até finalizar todos os ingredientes ; a última deve ser de arroz. Polvilhe o queijo e leve ao forno médio por 15 minutos. Sirva quente.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções

O arroz integral apresenta muitas vantagens se comparado ao branco. A questão é saber como prepará-lo com uma cara mais gourmet

Ingredientes
Farinha de arroz: 3 xícaras (chá) de arroz cru
Sorvete de arroz: 6 unidades de gemas peneiradas
1 ; copo (americano) de açúcar refinado
6 claras de ovos
3 latas de creme de leite sem soro
5 colheres (sopa) de farinha de arroz

Modo de preparo
Para fazer a farinha de arroz: adicione 3 xícaras (chá) de arroz numa panela e mexa até que o arroz doure. Em seguida, bata no liquidificador várias vezes para triturar. Peneire a farinha, deixando-a bem fininha.

Para o sorvete: numa batedeira, bata as 6 gemas com ; copo de açúcar até atingir um creme esbranquiçado. Separadamente, bata as claras em neve, acrescentando 1 copo de açúcar. Bata por mais 3 minutos e reserve. Misture 3 latas de creme de leite (sem soro) e acrescente 5 colheres (sopa) de farinha de arroz, o creme de gema e, por fim, as claras em neve. Misture tudo, leve ao freezer por 6 horas e sirva com a calda de sua preferência. Acrescente 5 colheres (sopa) de açúcar na mistura final.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 porções

Benefícios comprovados
Rico em carboidratos
Fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina ; B1; riboflavina ; B12 e niacina ; B3)
Regula a flora intestinal, é antidiarreico
Recomendado para alimentação de atletas: tem médio valor calórico e lenta absorção
Não contém glúten: recomendado para celíacos
Não contém colesterol

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação