Revista

Escola de sabores

Os restaurantes do Senac são uma bem-sucedida experiência de ensino profissionalizante e boa gastronomia

postado em 19/10/2014 08:00

Quem almoça fora todos os dias sabe o quão feliz é descobrir um restaurante que, de fato, seja bom e barato. Essa combinação nem sempre consegue equilibrar os dois lados e é por isso que tem tanta gente que come nos restaurantes-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Foi por comer quase todos os dias em uma das filiais que resolvi procurar saber como é a estrutura de funcionamento de um local de aprendizado em que as aulas são diárias e nós, os clientes, uma espécie de banca examinadora.

A chef Ana Beatriz de Azevedo Borges, gerente do restaurante-escola Senac Gastronomia, conta que os centros de ensino foram criados quando foi percebido que os alunos mereciam uma experiência além das salas de aula. "Sentíamos que eles chegavam ao mercado de trabalho e paravam em restaurantes que não seguiam o padrão de sala ou tinham dificuldade de ser encaminhados. E queríamos que esses alunos tivessem a parte prática olhada por um professor", explica.

De acordo com Ana Beatriz, os alunos atuam em todas as áreas dos restaurantes: nutrição, logística, confeitaria, panificação, cozinha quente etc. Dessa forma, mesmo que eles tenham entrado buscando apenas uma formação, ganham experiência em várias áreas e podem encontrar outros talentos. "Aqui é onde eles podem colocar em prática tudo o que aprenderam, juntando a teoria à prática, a partir de um cardápio adaptado a um restaurante self-service. Não só na cozinha, mas no salão e nos serviços."

Os restaurantes do Senac são uma bem-sucedida experiência de ensino profissionalizante e boa gastronomia

Ingredientes
Massa da panqueca
1 ovo
50g de farinha de trigo
100ml de leite
1 pitada de sal
20g de manteiga

Recheio de espinafre
50g de queijo branco
30g de creme de leite
Sal
Pimenta-do-reino a gosto
50g de espinafre
1 dente de alho

Pesto de castanha-de-caju
50g de manjericão
20g de castanha-de-caju
20g de queijo parmesão
100ml de azeite
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo
Para a panqueca, bata todos os ingredientes no liquidificador e faça as panquecas. Reserve. Para o recheio de espinafre, refogue o espinafre com o alho. Misture o queijo branco com o creme de leite para formar um creme com o espinafre. Tempere com sal e pimenta e recheie as panquecas. Para o pesto de castanha-de-caju, basta bater todos os ingredientes no liquidificador.

Rendimento: 10 panquecas
Tempo de preparo: 15 minutos

Os restaurantes do Senac são uma bem-sucedida experiência de ensino profissionalizante e boa gastronomia

Ingredientes
1 posta de surubim
30ml de suco de limão
100ml de molho bechamel
1 colher de café de mel
Sal
Noz-moscada
Raspas de limão para decorar

Modo de preparo
Tempere o surubim com sal e pimenta e leve ao forno para assar. Para o molho de limão, coloque o molho bechamel com o suco de limão em um panela e tempere com sal, mel e noz-moscada.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos

Serviço:
Senac Gastronomia
Endereço: SCS, quadra 6, Bloco A, Ed. Jessé Freire
Telefone: 3347-6684

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação