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O que tem pro ano que vem

A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

Juliana Contaifer
postado em 02/11/2014 08:00

Todos os anos, especialistas em tendências pesquisam o que estará presente na vida de cada um no ano seguinte ; do que você veste à cor das suas paredes. Eles procuram, perguntam e sentem os ares do que vem por aí. Com muita antecedência, percebem o começo de novas tendências. As de decoração, aliás, costumam começar nas passarelas. Por ser mais ágil e ter peças que duram menos, a moda é uma espécie de laboratório. Exemplo disso são os tecidos étnicos, que começaram como detalhes de roupas e, agora, compõem ambientes.

"Temos ;antenas; plantadas no mundo inteiro, que recolhem informações para nós. Imagine uma grande rede de informantes atentos ao que há de novo. Além deles, informantes especiais são mandados para várias viagens com o mesmo objetivo", conta Blanca Liane, diretora executiva do Instituto Pantone no Brasil. Segundo Renato Panzuto, gerente de Ativação da Marca e Colour Marketing da Tintas Coral, uma vez por ano, as "antenas" de cada empresa se encontram. O encontro mais recente foi em Amsterdã ; na ocasião, especialistas de diversos lugares do mundo se juntaram para definir o que vem por aí. "São determinadas as macrotendências, as grandes movimentações que vão impactar a moda e a decoração. Depois disso, é feito um trabalho de consolidação e de tradução em paletas de cor", conta.

As pesquisas para definir tendências, às vezes, começam com anos de antecedência. Geralmente, o suspense é desfeito com um evento. "Lançamos um livro que apresenta as tendências, as cores, as harmonias, traz amostras em tecido e plástico, assim como propostas de ambientes e objetos para começar a influenciar arquitetos, decoradores e designers de interiores. Eles começam a passar para os clientes e inserir os conceitos em seus projetos", explica Blanca.

Como os temas têm amplas cartelas cromáticas, a ideia é que se adaptem a várias culturas, entre elas a brasileira. "O brasileiro é um povo aberto ao design, fã de novidades", afirma a diretora da Pantone. Na opinião de Renato Panzuto, o consumidor daqui é bastante ligado às cores-tendência, tanto que essas tonalidades especiais vendem até oito vezes mais do que as de catálogo.

As tendências da Pantone

A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

Como casa tem que ter a cara do dono, não é possível definir apenas uma tendência. Por isso, a Pantone sugere uma ampla paleta de inspirações. "Sabemos que o consumidor quer algo personalizado e, por isso, o estudo oferece nove temas, nove nichos de consumo. Elas devem ser trabalhadas separadamente, mas as 72 cores harmonizam entre si e podem se misturar para uma decoração mais personalizada", conta Blanca.

Urban Jungle
A tendência para ambientes é o étnico, mas com uma pegada mais urbana e tecnológica.

Serendipity
A palavra quer dizer acidente feliz e, por isso, o tema é muito alegre e trabalha com as força das cores. São laranjas, amarelos, rosas, fúcsias e roxos, que estarão em mesas, sofás ou até em paredes inteiras.

Tinted Medley
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

O ambiente de cores açucaradas e pastéis se apoia no pêssego para trazer tranquilidade. Ideal para consultórios e escritórios.

Style Settings
Ligada à elegância, ao luxo e ao uso da cor do ano, a radiant orchid. A cor combina com a ideia de extravagância, elegância sem limites, e o Style Settings vem com o uso de brilhos delicados.

Spontaneity
O tema é alegre, ligado ao mundo da brincadeiras, com muitas cores primárias e aspecto de plástico.

Past Traces
É uma homenagem ao passado. A tendência pretende honrar a história pessoal de cada um, conhecer a árvore genealógica da sua família, suas origens, e, a partir disso, construir um ambiente que remeta à casa dos antepassados.

Botanical
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

A tendência fala de um mundo natural, com cores mais apagadas, como se a natureza tivesse sido lavada. Um natural que passou por processos químicos.

Zensations
O conceito é de um lugar escuro que, de repente, tem um foco de luz. Há forte contraste, mas não se usa preto nem branco. O azul-escuro é a cor que trabalha com tons luminosos. A prata e o dourado se aliam nesse tipo de ambiente.

Abstractions
Trata-se de uma inspiração francamente ligada à arte e ao público jovem.

Entre o roxo e o laranja
"A história da cor do ano começou como uma brincadeira na passagem do milênio, de 1999 para 2000. As pessoas estavam desesperadas com o bug do milênio, e a Pantone decidiu lançar um azul-claro para tranquilizar, como um símbolo de que a vida continuou", conta Blanca Liane, da Pantone. Daí em diante, a marca continuou com a brincadeira, que agora virou assunto sério ; o objetivo é escolher a cor-símbolo do próximo ano e o que ele vai gravar na história. Em 2012, o Tangerine Tango, um laranja-vibrante, foi uma referência à ascensão da imagem da mulher latina. Em 2013, o Emerald, um verde-esmeralda, foi escolhido como a cor que fazia a ponte entre a tranquilidade e a riqueza. A cor de 2014, o Radiant Orchid, é um roxo que representa o elemento feminino que a sociedade vem perdendo e, segundo Blanca, inspira as pessoas a serem mais suaves e dóceis. "O interessante é que essas cores não influenciam só o ano delas, mas também os próximos dois anos. Cada mercado tem seu ritmo, pode demorar a absorver a cor", explica a diretora.

A cor de 2015 da Pantone só será mostrada em janeiro, mas a Coral já liberou sua aposta. O Sombra de Cedro, um laranja-acobreado, é uma cor quente, mas que, ao mesmo tempo, pouco intensa. "É uma cor aconchegante, que transmite uma sensação de calma, tranquilidade e equilíbro. É interessante, pois combina com tons metálicos, cobres, branco, rosas e laranjas, e funciona bem com madeiras e outros elementos da natureza", explica Renato.

As tendências da Coral
A Tintas Coral também lançou, no último dia 16, um estudo das tendências para o próximo ano, o Colour Futures 2015. A marca separou cinco eixos que inspirarão a decoração do ano que virá. Algumas concepções coincidem com a da Pantone, como o uso de cores da natureza. O visual mais clássico também aparece em ambos os catálogos.

A natureza é grande, eu sou pequeno
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

Segundo essa tendência, a natureza representa tudo que é imprevisível e indomável; ela pode ser doce e calma ou brava e selvagem. A tendência copia o belo fluir das cores e matérias da natureza para criar uma atmosfera calorosa e aconchegante. Os ricos tons terrosos de sépia, ocre, terracota e argila criam uma paleta que é natural e forte.

Camadas mais camadas
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

Essa tendência aponta que a vida das pessoas está cada vez mais multidimensional e a profundidade em vários níveis se revela na medida em que elas olham para si e para o meio ambiente. Ela é traduzida pelo uso sutil de agrupamentos de cores, em vez de um único tom. Os tons pastéis predominam, assim como o uso de materiais desgastados, sobrepostos e opacos.

Espaços ignorados
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

De acordo com esse tema, na medida em que ter espaço é quase um luxo na vida moderna, nota-se o aprendizado sobre dar valor e fazer uso de áreas antes ignoradas. A alternância de tons escuros e claros ajuda a criar a ilusão de profundidade tridimensional. Esta paleta segue três direções: cinza-azulado, cáqui e rosa neutro.

Ele e ela
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

A tendência mostra que, cada vez mais, as pessoas celebram o melhor de cada gênero, tanto na importância da diferença como na semelhança. Essa percepção é transportada para a paleta de cores por meio da presença de nuances tradicionalmente femininas, como ameixa, rosa-pó e creme, combinadas com tons masculinos (cáqui, cinza-ardósia e verde-azulado). O visual é clássico, discreto e assertivo.

Intercâmbio entre amigos
A paleta de cores para decoração em 2015 já está traçada. As tendências são defendidas por duas das principais empresas do ramo

Consumidores agora procuram produtos e serviços a partir de um modelo colaborativo, baseado na ideia de compartilhar e emprestar em meio a uma comunidade de indivíduos que pensam de modo similar. Esse conceito de novas combinações e enfoque eclético na resolução de problemas está refletido na família de paletas de cores quentes para 2015. Por exemplo, tons rosados e avermelhados de frutas adicionam suavidade quando usados em conjunto com verde-limão e laranja, mas podem também trazer exuberância aos tons de ocre, aos marrons fortes e aos cinzas quentes.



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