Revista

Cerveja de comer

A bebida mais consumida pelos brasileiros também pode servir de base para receitas e molhos deliciosos

postado em 04/01/2015 08:00
A bebida mais consumida pelos brasileiros também pode servir de base para receitas e molhos deliciosos
Nós brasileiros bebemos muita cerveja. E não são apenas os bares lotados que justificam essa afirmação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), temos a terceira maior produção mundial da bebida no mundo, com 13 bilhões de litros. E sabe quanto consumimos? 14 bilhões de litros. Todos os anos. E, com tanta fartura, é esperado que ela também acompanhe os momentos de comer.

O sommelier de cervejas Tulio Rodrigues decidiu mostrar que a versatilidade delas é capaz, inclusive, de fazer parte da receita e criou os molhos lupulados Brewer Chef. "Vi que o mercado gastronômico brasileiro está em sua maturidade e decidi que era hora de pôr essa ideia em prática", explica. São quatro tipos: KetcHop (ketchup), Sweet Hop Mustard (mostarda), Hop BBQ (barbecue) e Peppery Hop (picante). E todos levam na composição cevada, malte e lúpulo.

A primeira leva, com 4 mil unidades, foi vendida em uma semana. Os planos de expansão ; de vendas e de produção ; serão o foco de 2015. Até agora, quem quiser consumir os molhos pode encomendar pelo site, mas a intenção é de que ele seja encontrado em casas especializadas no ano que vem. "As criações são todas minhas e levei 14 meses na preparação. Claro, tive acompanhamento de um chef de cozinha e de um mestre cervejeiro", lembra Tulio.

O sommelier afirma que, também para 2015, pretende investir em azeites e pimentas à base de cerveja ; os produtos já estão criados, esperando a hora de chegar ao mercado. "Começamos pequenos, mas somos grandes nesse conceito de trazer a bebida para a gastronomia." O chef Rafael Lucca, que criou as receitas que você confere hoje, garante que cerveja vai bem com tudo. Ele, que antes de começar na cozinha já era sommelier, explica que produtos baseados na bebida tendem a resgatar o prazer dos sabores escondidos, aqueles que nem sempre nos damos conta quando bebemos.

"Consigo perceber as semelhanças de sabores entre as cervejas e os molhos, além de ver o quanto eles podem ser usados para melhorar a harmonização na hora de comer." Rafael aponta as carnes como bons acompanhamentos para os molhos, mas o leque de combinações é grande. "É preciso que você tenha um paladar aberto às novas sensações. Esses novos sabores não são estranhos, estamos habituados a eles. Porém, misturados, causam novas experiências", completa.

Serviço:
Brewer Chef
http://www.brewerchef.com/


Mini-hambúrgueres vegetarianos
Ingredientes
3 mini-hambúrgueres de soja de 50g cada (podem ser encontrados em grandes supermercados e padarias)
3 fatias de queijo gouda, do tamanho que cubra os hambúrgueres
Tomate italiano maduro cortado em rodelas
Brotos de alfafa
3 minipães de hambúrguer (encontrados também em padarias ou supermercado. Para uma textura interessante nesse prato, procure pães que tenha uma casca mais grossa e crocante)

Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente, leve os hambúrgueres para grelhar. Normalmente, eles são assados. Após 30 segundos, vire e coloque o queijo sobre eles. Com um abafador (pode ser a tampa de uma panela), tampe para que o queijo derreta. Corte os pães e faça a montagem da seguinte ordem: pão, hambúrguer com o queijo derretido, tomate e brotos de alfafa. Espete um palito de bambu de cima para baixo, isso ajuda a segurar o pão e dá um charme todo especial ao prato. Sirva com o ketchup lupulado da Brewer Chef ; o molho traz sabor ao hambúrguer, um casamento que todos gostam muito.
Rendimento: 3 porções
Tempo e preparo: 10min

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação