Revista

Mapeando passos

postado em 25/01/2015 08:00

Um jeito de viver Brasília intensamente é caminhar ou pedalar. Desde o ano passado, pedestres e ciclistas contam com a ajuda dos totens de sinalização com mapas. Agora, quando os caminhantes chegam às Superquadras, logo veem onde estão, qual é o bloco, se tem metrô, parada de ônibus, passagens subterrâneas, supermercado, igreja, biblioteca, escola, comércio local, banca de jornal, além de um mapa inteiro do Plano Piloto.

Na área central, o mapa mostra os monumentos e tudo o que existe ao longo do Eixo Monumental, dividido entre a Igreja Rainha da Paz e a rodoviária, e dela até o quartel dos bombeiros. Os totens fazem parte do projeto de placas indicativas criado por Danilo Barbosa na década de 1970. O arquiteto continua comandando a equipe que atualizou a cartografia brasiliense. Essa sinalização, tão característica da cidade, faz parte do acervo permanente do MoMA, em Nova York, sabia?

Nesses dias muito quentes, caminhar pelas asas, sob a sombra das árvores, e descansar olhando os desenhos de cada quadra, todas diferentes, pode ser como visitar um grande museu a céu aberto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação