Revista

Parque de invenções

Acaba de abrir as portas em Brasília um Fab Lab. O que é um Fab Lab?

postado em 08/02/2015 08:00

Acaba de abrir as portas em Brasília um Fab Lab. O que é um Fab Lab?

Seria um parque de diversões para o Professor Pardal e seus discípulos. Ex-alunos de desenho industrial foram estudar pelo Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos e, por lá, conheceram os Fab Labs, laboratórios de fabricação digital, projeto do famoso MIT para popularizar a prototipagem. A instituição está fomentando e formando uma rede mundial de laboratórios criativos, e já tem mais de 200 espalhados pelo planeta trocando conhecimentos.

Voltaram para a cidade com a ideia de fundar um lab na capital. Ficaram meses fechados na comercial da 305 Norte projetando e fabricando peças, fazendo mesas, montando as máquinas, para abrir o espaço contemporâneo de criação coletiva.

Como funciona? Você tem um projeto, quer construir um barco, um banco, um aplicativo, um robô ou um boneco 3-D, pode pagar uma mensalidade e ir ao espaço todo dia, receber ajuda dos designers e dos convivas e usar as máquinas. Também pode pagar avulso e usar esporadicamente ; bom para quem tem projetos pequenos.

O Brasília Fab Lab está aberto de terça-feira a sábado, à espera dos Professores Pardais candangos.


A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação