Revista

Lições tailandesas

Chef responsável por preparar pratos na embaixada do país asiático em Brasília vai dar aulas sobre thai food

postado em 01/03/2015 08:00

Muitos chefs aprendem em casa a sua arte. Em muitos casos, são as referências familiares que fomentam o talento ; e também ajudam na manutenção das tradições de cada país. A tailandesa Miss Sakunrat Machadang começou a formação gastronômica dessa forma. Ao ver a mãe, a avó, os tios e as tias cozinhando, ela foi lapidando a vocação, passou pelo curso superior e, hoje, é responsável por manter os sabores do seu país na Embaixada da Tailândia. "A culinária sempre foi algo comum na minha família. Foi assim que aprendi a cozinhar", explica.

E esse conhecimento não fica restrito aos pratos servidos aos moradores da residência oficial. No intuito de promover a cultura do país, a embaixada vai promover um curso para chefs brasilienses interessados em conhecer mais sobre a cozinha tailandesa. E Nok, como é conhecida, será a professora responsável por introduzi-los nesse rico universo. "A nossa gastronomia é fácil de ser ensinada e fiz isso em várias oportunidades quando morava lá. É preciso que os alunos tenham uma base, o que será fácil com pessoas com conhecimento de cozinha", acredita.

O curso será básico e a previsão é de que aconteça em abril. Nas aulas, os profissionais vão ter contato com os pratos mais conhecidos do país asiático, além de técnicas que permitam ao aluno saber que está, de fato, cozinhando algo genuinamente tailandês. Aliás, essa é a maior preocupação da embaixada: assegurar que as tradições possam ser mantidas e que nós possamos ter certeza de que os restaurantes estão servindo a verdadeira thai food.

Chef responsável por preparar pratos na embaixada do país asiático em Brasília vai dar aulas sobre thai food

Tom yum kung (sopa apimentada de camarão)

Ingredientes
4 camarões gigantes
80g de cogumelos frescos
4 pimentas-malaguetas frescas

4 folhas de bergamota
20g de galanga (gengibre tailandês)
20g de capim-limão (amassado)
Salsinha a gosto
1 e 1/2 colher de sopa de pasta de chilli
200ml de leite de coco
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de molho de peixe
1/4 colher de sopa de sal
600ml de caldo de frango (feito em casa)
200g de tomate-cereja
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo
Limpe os camarões. Coloque o caldo de frango numa panela e deixe ferver. Acrescente o sal e o molho de peixe. Coloque o galanga fatiado, o capim-limão, as folhas de bergamota e deixe ferver. Acrescente os camarões. Lentamente, coloque o leite de coco, as pimentas, o açúcar e a pasta de chilli. O sabor deve ser uma mistura ácida, salgada e doce. Acrescente os cogumelos e os tomates. Coloque o suco de limão e a salsinha. Sirva em seguida.

Dica: O suco de limão deve sempre ser acrescentado apenas no fim do preparo. Em Brasília, é possível encontrar todos ingredientes dessa receita em separado e até mesmo a mistura pronta para o preparo da tom yum kung.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 30min

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação