Revista

Sabores únicos

Criar um cardápio completo com apenas um ingrediente. O desafio pode render uma saborosa surpresa

postado em 08/03/2015 08:00

A versatilidade é um atributo que todo chef deve ter. Afinal, mesmo quando refaz uma receita clássica, é preciso que ele tenha coragem para colocar aquele toque que vai torná-la sua. A chef Luiza Hoffmann vai ter essa qualidade testada todas as semanas. À frente do programa Bizu, ela aceitou o desafio de criar um cardápio completo a partir de um único ingrediente. Isso mesmo: a entrada, o prato principal e a sobremesa devem carregar a marca daquele item.

"Você sempre pode usar um alimento para criar um menu completo. Por exemplo, fazer um peixe de sobremesa será uma tarefa bem difícil, mas não impossível (risos). Vemos hoje em dia que o mercado tem até sorvete de algas marinhas, então, tudo é resultado de criação, inspiração e experimentos", explica Luiza. E é mesmo na sobremesa em que ela mais enxerga desafios.

"Sempre fui melhor com a parte salgada. Não sou delicada e também não tenho muita paciência para confeitaria. Gosto de mudar receitas, colocar umas pitadas a mais e isso, às vezes, pode fazer com que o doce não dê certo. Então, já que eu gosto de ousar, fica um pouco mais restrito na parte da sobremesa, mas sempre funciona", brinca.


Serviço:

Programa Bizu
Onde? Food Network (canal 292 HD / SKY).
Quando? Às 20h30, sempre às quintas-feiras.
Reprises: terças, às 18h30, e sábado, às 22h30.

Criar um cardápio completo com apenas um ingrediente. O desafio pode render uma saborosa surpresa

Entrada ; Chips de banana verde com rosbife e mostarda de wasabi

Ingredientes


1 banana-da-terra verde
300ml óleo de girassol
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino preta a gosto
1 colher de sopa de mostarda amarela
1 colher de sopa de mostarda Ancienne
1 colher de café de wasabi
1 colher de sopa de azeite extravirgem
6 fatias finas de rosbife caseiro

Modo de preparo


Para as chips
Retire a casca verde da banana, lamine finamente com a ajuda de um mandolim e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo de girassol e coloque uma lâmina de banana por vez. Caso seja necessário, vire com um pegador. Quando douradas, coloque sobre papel toalha, adicione sal e reserve.

Para o molho
Misture bem as mostardas, o wasabi, o azeite e a pimento do reino. Corte a cebolinha na diagonal para decoração.

Montagem
Em um prato, coloque as chips por cima o rosbife e adicione uma colher de chá do molho de mostarda. Use a cebolinha para decorar e serva imediatamente.

Rendimento: 6 unidades de chips (1 porção)

Tempo de preparo: 20 minutos

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação