Revista

Escolhido a dedo

O chef Luciano Rodrigues, do BSB Grill, traz dicas de como selecionar o peixe que vai à mesa durante a quaresma

postado em 22/03/2015 08:00

Eu comeria peixe todos os dias, mesmo sendo um eterno fã de um belo corte de carne vermelha. Mas há algo na sutileza dele que me fascina, principalmente na forma como os temperos aderem à carne branca para conferir ainda mais sabor. Porém, isso vai muito de como escolhemos o que entra na panela. E esta época do ano é ideal para aprender melhor como selecionar o peixe.

De acordo com o chef Luciano Rodrigues, do BSB Grill, o primeiro aspecto a ser levado em consideração é básico: onde você compra seu peixe. Se essa já é uma prática indispensável nos cortes vermelhos, fica ainda mais evidente na sensível carne branca. "A qualidade do seu prato vai depender disso", afirma. Certificou-se de que o local é nota 10? Então, é hora de avaliar o peixe em si. "Observe a qualidade da cor, se ele está fresco e com cheiro típico. A sorte é que esses detalhes são facilmente visíveis", explica.

Mesmo que as opções sejam variadas, todas as espécies são simples de temperar. "O básico é alho, sal e limão. Há quem goste de acrescentar ervas, mas é preciso usar aquelas mais leves, para que não se sobreponham ao sabor do peixe." Não importa se salmão ou tilápia, o que vai deixar mais complicado é mesmo a receita.

O chef Luciano Rodrigues, do BSB Grill, traz dicas de como selecionar o peixe que vai à mesa durante a quaresma

Na hora da compra, fique atento:

- Se o olho do peixe tem aparência viva e brilhante;
- Se o lombo está firme e resistente;
- Se as guelras estão rosadas;
- Se ele tem cheiro de mar, até mesmo os de água doce.


Salmão grelhado

Ingredientes

300g de filé de salmão
3 arestas de brócolis
1 copo de suco de laranja
1 colher de mel
1 colher de manteiga
Lascas de gengibre
2 dentes de alho
1 limão
Sal a gosto

Modo de preparo

Peixe: tempere o salmão com alho, sal e limão e deixe os temperos agirem por uma hora. Asse o salmão no grill por aproximadamente 10 minutos na temperatura de 180;C. Coloque os brócolis em água fervendo, com uma pitada de sal, por um minuto. Depois, leve à frigideira com manteiga e alho por dois minutos.

Molho: derreta a manteiga na frigideira e adicione gengibre, suco de laranja e mel. Deixe ferver por cinco minutos em fogo baixo.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 20min

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação