Revista

Delícias do sol nascente

Chef do restaurante Nakombi dá dicas para preparar pratos da culinária japonesa em casa

postado em 29/03/2015 08:00

Shoyu, açúcar, limão e gengibre são alguns dos meus ingredientes preferidos na cozinha. Algo que também é compartilhado pelos japoneses em sua culinária que, no Brasil, tem o sushi como representante-mor, mesmo sendo essa apenas uma denominação mais geral para várias receitas. Essencialmente agridoce ; mesmo o arroz que fica embaixo do peixe leva açúcar no preparo ;, a comida nipônica se adaptou ao paladar tupiniquim, inclusive nas outras iguarias que oferece.

Antônio Carvalho Viana, do restaurante Nakombi, garante que os clientes não estão interessados apenas em peixe cru. "Eles conhecem os pratos além do sushi." Assim, delícias como o tempurá ; um empanado frito de carne, legumes ou frutos do mar ; ou o gyoza ; tradicionais pastéis de carne de porco frita ; tornam-se pedidos constantes em vários estabelecimentos. E esses, além disso, tem seus ingredientes facilmente encontrados em Brasília para quem deseja fazer os pratos em casa.

Aliás, essas receitas mais simples são ideais para você que adora tentar novidades na sua própria cozinha. De acordo com Antônio, os segredos delas estão menos escondidos que os dos pratos mais conhecidos. "Eles são até mais fáceis de fazer do que o sushi, porque os temperos são parecidos", explica. No caso do teppanyaki, que damos a receita hoje, os ingredientes principais podem ser trocados a partir do paladar de cada um, pois trata-se de uma técnica que remete aos pratos preparados em uma grelha de ferro.

Chef do restaurante Nakombi dá dicas para preparar pratos da culinária japonesa em casa

Teppanyaki de lula, camarão e polvo

Ingredientes:

70g de lula
5 camarões GG
50g de polvo
40g de repolho-roxo
40g de cenoura
40g de brócolis
1 colher de shoyu
Ajinomoto a gosto


Modo de preparo

Grelhe os frutos do mar e reserve. Depois, leve os legumes à chapa, banhe-os com molho shoyo e misture-os com a lula, o polvo e os camarões. O ajinomoto é colocado, a gosto, em seguida. O prato é acompanhado de gohan (arroz japonês) e decorado com cebolinha.

Tempo médio: 15 minutos
Rendimento: 1 porção


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação