ENCONTRO COM O CHEF

O doce ofício do padeiro

Para além do pão de sal, bolos, roscas e outras delícias seduzem os clientes. Melhor ainda se essas guloseimas forem livres de ovos e açúcar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/05/2015 08:00 / atualizado em 21/05/2015 17:53

Rafael Campos

Zuleika de Souza/CB/D.A Press


Nenhum brasileiro que eu conheça vai à padaria e volta apenas com um saquinho marrom de pães franceses. Aqui, gostamos de ter várias opções para sair de lá com uma refeição completa. E isso acontece também naqueles estabelecimentos que produzem pães especiais. O padeiro Felipe Oliveira entendeu isso antes mesmo de abrir seu negócio, a Panetteria D’Oliva.

"Uma análise de mercado já demonstrava que o brasileiro ainda não está tão acostumado à ideia de uma padaria estritamente de pães, algo comum em alguns países europeus", explica. E, sabendo do forte contato entre a panificação e a confeitaria, seus doces também recheiam as prateleiras. "Aqui, as pessoas gostam de ir à padaria e encontrar um complemento para o lanche. Isso é uma facilidade para o cliente e uma preocupação para o empresário."

E, como as criações de Felipe não se limitam ao tradicional, ele buscou, em seus doces, oferecer receitas que se integrassem à sua filosofia de fabricação de pães. De acordo com ele, a preocupação sempre recai na tentativa de usar o mínimo de produtos químicos possível, pensando em ingredientes básicos: água, farinha, fermento natural e sal.

"Não usamos ovos, açúcares. E tentamos levar isso para os doces. Com esses, claro, é mais difícil não usar ovos, açúcar. Mas trabalhamos receitas de forma a reduzir esses ingredientes." O padeiro, que começou na gastronomia atuando como sommelier, apaixonou-se pela panificação ao estudar todas as possibilidades envolvidas na harmonização de vinhos e pratos.

Serviço:
Panetteria D’Oliva
Endereço: QE 26, Bloco B, Loja 22, Guará 2
Telefone: (61) 3083-8213 / 3083-8214

Bolo de fubá com goiabada


Ingredientes:
2 ovos
1 copo de suco de laranja
1 copo de fubá
1 copo de açúcar
1/2 copo de óleo
1 copo de farinha de trigo
1 copo de fermento em pó
Cubos de goiabada a gosto
Erva doce a gosto

Modo de preparo
Misture no liquidificador ovos, suco de laranja, óleo, açúcar e fubá, batendo bem. Em um recipiente à parte, reserve a farinha e o fermento, misturando os dois até que se incorporem e, então, misture a erva doce e a mistura anterior. Despeje a massa em uma forma untada média (de furo no meio) e distribua os cubos de goiaba na massa. Asse em forno pré-aquecido a 170ºC por 25 minutos.

Tempo de preparo: 35min
Rendimento: 1 bolo

Leia a reportagem completa na edição nº 523 da Revista do Correio.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.