Revista

A melhor refeição

Um fim de semana preguiçoso combina com um delicioso café da manhã fora de casa

Luis Rafael Feitosa Campos
postado em 14/06/2015 08:00
Página 28

Encontro com o Chef

A melhor refeição

Um fim de semana preguiçoso combina com um delicioso café da manhã fora de casa

Um dos pontos altos da minha última viagem de férias foi um café da manhã que, a meu ver, pareceu inusitado. Em uma torrada levemente tostada, havia uma farta camada de abacate amassado, um ovo pochê salpicado de pimenta-do-reino, fatias de tomate-cereja e bacon, muito bacon. O prato era servido no brunch e me esbaldei com a minha primeira refeição do dia: o salgado do bacon encontrou-se com o abacate de forma que ainda faz minha boca salivar.

Afinal, adorador de cafés da manhã, nunca deixo de acordar cedo quando estou viajando para aproveitar o que a cidade (ou hotel) onde estou tem a oferecer. E não necessariamente preciso de novidades, até porque há itens que sempre quero repetir. Me farto de sucos e frutas, experimento vários queijos e pães, procuro geleias diferentes e, se há no cardápio, procuro comer uma tapioca, usando ovos mexidos como recheio. E, claro, não precisar ter todo o trabalho de fazer a refeição também ajuda, principalmente aqueles que, como eu, gostam de uma boa dose de café preto para despertar.

Foi o que pensou Pedro Victor Freitas, responsável pelo Maria Amélia Café e Bistrô Lago Sul, quando decidiu oferecer bufê aos sábados para quem não quer se esforçar nos fins de semana. "Decidimos ficar com os sábados, oferecendo essa opção de forma mais acolhedora. Assim, as famílias podem começar o dia aqui e, depois, saírem para aproveitar, sobrando mais tempo para elas", explica.

Ele diz que escolheu pelo bufê justamente por conta das suas viagens: como via que essa era a forma mais comum nos hotéis, fez o mesmo na casa. "Tentei implementar algo baseado no meu gosto pessoal: acredito que, dessa forma, posso tornar o momento mais aconchegante e posso oferecer mais opções para o cliente, sem limitá-lo."

De acordo com Pedro Victor, o café da manhã é um momento que merece variedade, já que é a primeira refeição do dia. Por isso, destaca, em média, 15 opções a cada sábado, várias delas tradicionais. "Tínhamos vários itens que foram se encaixando a partir do que oferecíamos dentro do projeto, pensando sempre naqueles que têm mais saída no dia a dia, como o suco de laranja, o pão de queijo, o sanduíche misto, entre outros", explica.

Para ele, o importante é que esse seja um momento familiar. "Mas também temos recebido diversos grupos de amigos, casais. Tem sido interessante", afirma. Pedro Victor espera que os domingos também possam contar com o bufê, pois esse é, de fato, o dia em que as pessoas têm mais tempo livre. "Como a maioria dos produtos são feitos aqui na casa, acredito que não vá demorar muito para que ofereçamos no fim de semana inteiro", completa.



Bolo de cenoura

Ingredientes

4 ovos

1 xícara de óleo

1 e 1/2 xícara de açúcar cristal

2 cenouras grandes ou 3 médias

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento

1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture os ovos com o óleo e o açúcar no liquidificador, com uma pitada de sal. Em seguida, acrescente as cenouras picadinhas. Bata tudo. Em seguida, acrescente duas xícaras de farinha de trigo e, por último, o fermento. Caso seja necessário, acrescente meia xícara de leite.

Para a cobertura

Ingredientes

1 lata de leite condensado.

2 colheres de chocolate em pó

1/2 colher de manteiga

Modo de preparo da cobertura

Leve tudo ao fogo e, quando levantar fervura, espere mais um minuto. Desligue, aguarde e cubra o bolo.



Salada de frutas

Ingredientes

Frutas da época com suco de laranja, sem açúcar, cortadas na quantidade desejada. (Na foto, a salada foi preparada com banana, mamão, maçã e manga)

Outras opções encontradas no bufê

Iogurte grego com granola na taça

Torradas com geleia, manteiga ou mel

Suco de laranja na jarra

Chocolate quente

Café espresso

Misto quente de peito de peru com queijo no pão integral

Pães de queijo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação