Revista

Água morna com limão

A combinação está na boca do povo: dizem que emagrece e faz bem à saúde. Na verdade, o suco azedinho tem efeitos mais modestos. Entenda

postado em 28/06/2015 08:00
A combinação está na boca do povo: dizem que emagrece e faz bem à saúde. Na verdade, o suco azedinho tem efeitos mais modestos. EntendaÉ uma receita simples, que tem ganhado popularidade com inúmeras promessas, desde a melhora do sistema imunológico ao emagrecimento. O fato é que não importa se a água é morna, fervida ou gelada. "A estrela é o limão", aponta a nutricionista Fernanda Vale. São as propriedades do fruto que promovem benefícios ao corpo.

No entanto, a perda de peso não é uma delas: não há nenhuma característica diretamente relacionada a isso. "Mas a água com limão ajuda a equilibrar as funções do organismo, o que pode contribuir para o emagrecimento", ressalva Fernanda. Apesar do sabor ácido, o limão tem um efeito alcalino no organismo. Fernanda explica que ele estimula a produção de enzimas digestivas e, consequentemente, melhora o processo de digestão, amenizando sintomas leves de azia e gastrite.

A nutricionista Glaucia Medeiros também aponta que essa fruta contém compostos que estimulam a produção de bile, importante na digestão de gorduras. E a American Cancer Society recomenda água morna com limão para estimular os movimentos do intestino grosso e evitar a constipação, sintoma que pode ocorrer em pacientes com câncer nesse órgão.

As benesses não param no sistema digestório: a fruta contribui para equilibrar o pH sanguíneo, cujo nível ideal é levemente alcalino, em torno de 7,5. Manter esse valor e evitar a acidez no sangue previne doenças cardíacas e a formação de cálculos renais, exemplifica Glaucia.

Uma substância valiosa presente no limão é a vitamina C. "Ela atua na produção de colágeno e na manutenção de ossos, dentes e cartilagens", explica a nutricionista Glaucia Medeiros. Além de ajudar na firmeza da pele, a vitamina fortalece o sistema imunológico e tem papel antioxidante, importante para prevenir o envelhecimento precoce. Outros componentes relevantes são os minerais magnésio, fósforo e potássio, essenciais em diferentes funções do corpo, como o relaxamento muscular.

A temperatura da água traz alguns diferenciais. Glaucia explica que o corpo tem mais facilidade em digerir líquidos mornos. A água fria dá mais trabalho porque é preciso gastar energia para aquecê-la. Há outras vantagens. "O líquido morno pode auxiliar na eliminação de gordura das paredes do trato digestivo", afirma a nutricionista. Por essas características, ela considera que a bebida é recomendável após uma refeição mais gordurosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação