Fitness & Nutrição

Conheça as modalidades e os benefícios do slackline

Mais força muscular, flexibilidade, consciência corporal e coordenação motora. Esses são alguns dos benefícios do slackline, modalidade que começa a ganhar as academias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/07/2015 08:00 / atualizado em 17/07/2015 16:59

Renata Rusky /Revista

 

Bruno Peres/CB/D.A Press.

 

Nada como um esporte ser encarado também como prática de lazer. Em Brasília, não é raro se deparar com pessoas se equilibrando sobre uma fita. O Parque da Cidade virou um dos pontos favoritos de quem pratica slackline. De acordo com o professor de educação física e praticante do esporte há seis anos Guilherme Caetano, a modalidade pode ser encarada como meio ou como fim: "Quem faz como fim está interessado no desafio, quer andar sobre fitas cada vez mais longas, fazer manobras etc; quem faz como meio aproveita a fita como ferramenta para trabalhar todo tipo de capacidade física, força, resistência, flexibilidade equilíbrio e outros".

Segundo Guilherme, por um lado, a prática do slackline como atividade física tem diversos benefícios: melhora da coordenação motora, mais consciência corporal e propriocepção (capacidade em reconhecer sem utilizar a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais) e, claro, equilíbrio. "Todas essas capacidades são intimamente ligadas, mas considero importante ressaltar cada uma delas", explica.

Por outro lado, o slackline se encaixa no modelo fitness das academias quando usado para melhorar capacidades físicas e é cada vez mais comum encontrar adeptos da fita para esse fim. "Por ser um esporte divertido e totalmente funcional se encaixou bem nas necessidades atuais desse mercado. Por esse motivo, é uma ótima opção pra quem quer fazer uma atividade física divertida e com resultados positivos no dia a dia", explica Guilherme. Para isso, ele deixa claro que é necessário um profissional criativo, com conhecimento na área. O professor exemplifica que é possível fazer flexões de braço e agachamentos sobre a fita.

 
A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.