Revista

Lui Veronese aprendeu com o pai que cozinhar é um ato de amor

postado em 02/08/2015 08:00

Conversar com o assessor parlamentar Marco Veronese é ter uma aula de gastronomia. Amante da boa mesa, ele cozinha todos os dias, tem um conhecimento enciclopédico sobre tudo desse universo e ainda é um contador de histórias que conquista os ouvintes. Mas há um assunto que o empolga ainda mais do que comida: o talento do filho Lui Veronese, chef do Cru Balcão Criativo. Descobri isso durante uma conversa com os dois, quando pai e filho cozinharam a quatro mãos um prato que celebra as raízes italianas da família.

Acompanhado de uma taça de espumante, Marco relembrou do tempo em que o filho ainda era uma criança de colo e ele já estimulava os seus sentidos. "Eu tinha uma horta em casa com sementes do mundo inteiro. Espremia os temperos, colocava no nariz dele e ele ria." Crescendo nesse ambiente, Lui foi demonstrando interesse desde criança, subindo em banquinhos e ficando na altura da mesa para cortar as verduras e legumes. "Ele me disse que faria culinária e eu apenas disse: ;Tá bom;. Em relação à vida afetiva e profissional, nunca dei opinião. Até porque não havia dúvidas de que ele tinha o dom." Mesmo assim, a ajuda de Marco na carreira de Lui foi fundamental.

Fegato alla veneziana

Ingredientes para o fígado
500g de fígado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo do fígado
Limpe bem o fígado removendo a pele e os nervos. Corte-o em bastões. Deixe escorrer em uma peneira.

Ingredientes para o refogado
500g de cebola-branca cortada em tiras
10g de alho picado
10g de alho-poró picado
10ml de azeite de oliva
100ml de vinho branco seco
15ml de vinagre de vinho

Modo de preparo do refogado
Em uma frigideira com o azeite, refogue o alho, cebola e alho-poró. Junte o vinho e o vinagre e deixe reduzir até uma consistência cremosa, em torno de 60 a 75 minutos em fogo baixo. Adicione água se necessário. Reserve.

Ingredientes para o pão

1 pão médio italiano, tipo panhoca
Manteiga para untar

Modo de preparo do pão

Divida o pão ao meio e, depois, pela metade de comprido, fazendo 4 fatias redondas. Passe manteiga e asse em forno alto até dourar as bordas. Reserve.

Ingredientes para a finalização
500g de fígado marinado (elaboração anterior)
10ml de suco de limão
50g de manteiga sem sal
500g de refogado de cebola (elaboração anterior)
4 fatias de pão italiano (elaboração anterior)
Salsinha picada
30ml de azeite de oliva

Modo de preparo final

Retire o fígado e tempere com o suco de limão e escorra em água. Adicione sal e pimenta. Em uma frigideira quente, sele o fígado com o azeite e a manteiga em fogo alto. Salteie e junte com o refogado de cebola. Cozinhe tudo por 2 minutos em fogo alto mexendo sempre e despeje nas fatias de pão com manteiga. Finalize com salsinha picada e sirva imediatamente

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Serviço
Cru Balcão Criativo
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 2 ; Brasília Golf Center
Telefone: 3323-5961


A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação