Revista

A casa das onças

postado em 23/08/2015 08:00


A história do NEX (No Extinction) começou durante uma visita de Silvano e Cristina Gianni ao Zoológico de Brasília. Foi há 15 anos, quando conheceram Pacato, uma onça-suçuarana que era mantida em um pequeno espaço. Incomodado com a situação do animal, o casal resolveu fazer algo para melhorar a vida do felino. Então, surgiu a ideia de transformar a fazenda deles, em Goiás, numa instituição de proteção e abrigo de felinos silvestres. Foi a primeira do gênero a ser autorizada pelo Ibama.

O criadouro tem vários recintos devidamente equipados para abrigar e dar todo o conforto às 14 onças (entre pintadas e pretas), sete suçuaranas, três jaguatiricas e duas jaguarundis. A maioria desses animais chegou ainda filhote, porque suas mães morreram nas mãos dos caçadores ou vítimas de queimadas. Quase todos vieram do Norte do país, trazidos pelo Ibama. Entre eles, duas onças que estão em processo de reabilitação para que, futuramente, sejam transferidas para uma reserva ambiental e reinseridas na natureza.

O projeto recebe apoio de um frigorífico na alimentação e conta com uma equipe de voluntários: biólogos, veterinários e tratadores. "Abrigando alguns desses animais, iremos lutar para que sejam reintroduzidos na natureza, porque nós sabemos que é perfeitamente possível conviver com os animais, desde que haja respeito ao espaço deles", ressalta Cristina Gianni.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação