Revista

Sem peixe cru

De olho no público avesso ao sushi, restaurantes inovam ao propor um toque brasileiro aos pratos da culinária japonesa

postado em 23/08/2015 08:00

De olho no público avesso ao sushi, restaurantes inovam ao propor um toque brasileiro aos pratos da culinária japonesa
Na época de faculdade, juntar dinheiro para ir ao rodízio de sushi era o auge gastronômico que minha vida universitária permitia. Naquela época, a comida japonesa ainda tinha um forte ar de novidade para mim e aqueles sabores tão diferentes sempre me deixavam com água na boca. Isso não mudou, mas é irônico pensar que, nas minhas últimas férias, o único restaurante japonês a que fui não tinha um só peixe cru no cardápio. Tanto que meu prato do dia foi o yosenabe, um ensopado nipônico ótimo para dias frios.

Só que ainda há muita gente que torce o nariz para o cru e o cozido quando o assunto é cozinha japonesa. Por isso, sendo a culinária brasileira tão afeita às adaptações, não é surpresa que vários pratos surjam nos cardápios tentando tornar as receitas da Terra do Sol Nascente mais palatáveis a quem ainda não tomou coragem de prová-las. "Incluir pratos que vão além do sushi foi uma demanda que surgiu a partir dos pedidos dos clientes. Eles começaram a solicitar novos sabores e foi o que fizemos", explica Marcelo Teixeira, do Sushiloko.

A rede, que tem uma pegada mais popular, sabe que ainda há muita gente que jura de pés juntos jamais colocar comida crua na boca. A saída, então, teve um toque de mineirice: fazer com que eles possam começar pelas beiradas. Um exemplo é o miniacarajé, que entrou no cardápio este ano. Marcelo garante que, mesmo dentro da rede, houve quem não entendesse bem a proposta de incluir uma receita baiana em meio às japonesas. Para garantir a tal adaptação tupiniquim, salmão e teriaki entram no tabuleiro e criam um prato, no mínimo, inusitado.


Miniacarajé (receita do Sushiloko)

Ingredientes:
40g de salmão
40g de arroz japonês preparado
10g de cream cheese
10g de cebola
10g de pimentão-verde
3g de cebolinha
Óleo de gergelim
Alho batido
Molho de pimenta
Pimenta-japonesa
Sal
Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo:
Utilize o processador para bater o salmão até ficar homogêneo. Frite o salmão e adicione sal e pimenta-japonesa a gosto. Acrescente cebola, pimentão, molho de pimenta e óleo de gergelim. Misture todos os ingredientes até o salmão estar cozido. Desligue o fogo, adicione o arroz, o cream cheese, a cebolinha e misture bem até formar uma pasta. Deixe esfriar por aproximadamente 10 minutos. Enrole os bolinhos. Empane e frite. Recomenda-se servir com molho teriaki.

Tempo de preparo:
20min
Rendimento: 5 porções

Leia a reportagem completa na edição n; 536 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação