ENCONTRO COM O CHEF

Sem peixe cru

De olho no público avesso ao sushi, restaurantes inovam ao propor um toque brasileiro aos pratos da culinária japonesa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/08/2015 08:00 / atualizado em 21/08/2015 20:40

Rafael Campos

Gui Teixeira/Divulgação

Na época de faculdade, juntar dinheiro para ir ao rodízio de sushi era o auge gastronômico que minha vida universitária permitia. Naquela época, a comida japonesa ainda tinha um forte ar de novidade para mim e aqueles sabores tão diferentes sempre me deixavam com água na boca. Isso não mudou, mas é irônico pensar que, nas minhas últimas férias, o único restaurante japonês a que fui não tinha um só peixe cru no cardápio. Tanto que meu prato do dia foi o yosenabe, um ensopado nipônico ótimo para dias frios.

Só que ainda há muita gente que torce o nariz para o cru e o cozido quando o assunto é cozinha japonesa. Por isso, sendo a culinária brasileira tão afeita às adaptações, não é surpresa que vários pratos surjam nos cardápios tentando tornar as receitas da Terra do Sol Nascente mais palatáveis a quem ainda não tomou coragem de prová-las. "Incluir pratos que vão além do sushi foi uma demanda que surgiu a partir dos pedidos dos clientes. Eles começaram a solicitar novos sabores e foi o que fizemos", explica Marcelo Teixeira, do Sushiloko.

A rede, que tem uma pegada mais popular, sabe que ainda há muita gente que jura de pés juntos jamais colocar comida crua na boca. A saída, então, teve um toque de mineirice: fazer com que eles possam começar pelas beiradas. Um exemplo é o miniacarajé, que entrou no cardápio este ano. Marcelo garante que, mesmo dentro da rede, houve quem não entendesse bem a proposta de incluir uma receita baiana em meio às japonesas. Para garantir a tal adaptação tupiniquim, salmão e teriaki entram no tabuleiro e criam um prato, no mínimo, inusitado.


Miniacarajé (receita do Sushiloko)

Ingredientes:
40g de salmão
40g de arroz japonês preparado
10g de cream cheese
10g de cebola
10g de pimentão-verde
3g de cebolinha
Óleo de gergelim
Alho batido
Molho de pimenta
Pimenta-japonesa
Sal
Farinha de rosca para empanar

Modo de preparo:
Utilize o processador para bater o salmão até ficar homogêneo. Frite o salmão e adicione sal e pimenta-japonesa a gosto. Acrescente cebola, pimentão, molho de pimenta e óleo de gergelim. Misture todos os ingredientes até o salmão estar cozido. Desligue o fogo, adicione o arroz, o cream cheese, a cebolinha e misture bem até formar uma pasta. Deixe esfriar por aproximadamente 10 minutos. Enrole os bolinhos. Empane e frite. Recomenda-se servir com molho teriaki.

Tempo de preparo:
20min
Rendimento: 5 porções

 

Leia a reportagem completa na edição nº 536 da Revista do Correio.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.