Revista

A cozinha é a rua

Criações exclusivas deixam os restaurantes para buscar o público em eventos que conquistam o brasiliense

postado em 13/09/2015 08:00

A descoberta das ruas de Brasília é cada vez mais evidente. São eventos musicais, poéticos, teatrais e, claro, gastronômicos, que têm garantido aos moradores uma leva de opções para ninguém reclamar que a cidade é parada. Nesse ponto, os que envolvem comida têm se destacado: o povo adora comer bem e barato e, na tentativa de captar esse público, as monumentais vias da capital estão sendo cada vez mais usadas pelos mestres das panelas. Como não adorar? A chef Renata Carvalho, do Loca Como Tu Madre e do Ancho Bistrô de Fogo, é uma das que mais se envolve nesses projetos.


Além de criar os próprios eventos, ela participa de outros, algo que diz muito da sua alma geminiana, mas também confirma o quanto o momento atual é propício aos que amam comer na rua. "É uma forma de pegar essa galera e mostrar o nosso trabalho, que também envolve comer bem e pagar menos. E também me faz sair da rotina. Não dou conta de fazer a mesma coisa todo dia do mesmo jeito." Junto a isso, ainda vem o contato mais próximo com o público: é nesses momentos que ela pode conhecer mais clientes, mais receitas, mais chefs e tudo isso vira uma nova forma de trocar experiências.

A próxima empreitada é como chef da quinta edição do Gastronômade Brasil, que se define como "uma aventura culinária ; literalmente um restaurante sem paredes." O menu completo fez com que ela trabalhasse ainda mais sua cozinha de fusão: ao que ela já faz nas misturas de influências mineiras e argentinas, Renata vai oferecer uma pitada de Centro-Oeste e Nordeste. "Sempre com a leitura do fogo: ancestral, da memória afetiva e tudo isso será levado para lá. Nele, posso exercer o melhor do meu prato, às vezes até com cardápios mais elaborados que os do dia a dia. É como se fosse um concerto", explica.


Queijo da Canastra ao maçarico com mel de engenho (Receita exclusiva Gsatronômade)

Criações exclusivas deixam os restaurantes para buscar o público em eventos que conquistam o brasiliense

Ingredientes
500g de queijo da Canastra meia-cura
1kg de rapadura
Maçarico

Modo de preparo

Mel de rapadura
Pique, em pequenos pedaços, a rapadura. Coloque-os em um bowl e derreta em banho-maria até que alcance consistência de mel. Reserve.

Queijo da Canastra
Corte-o em pequenos pedaços uniformes. Disponha-os em um tabuleiro e maçarique todos até que estejam dourados. Em seguida, regue com mel de rapadura e sirva como canapés em palitos de petisco.

Rendimento: depende da quantidade de pedaços usados

Tempo de preparo: 15min

Serviço

Gastronômade Brasil, com Renata Carvalho

Data: 20 de setembro
Endereço: Espaço Patú Anú ; Mansões Park Way (SMPW, Quadra 15, Conjunto 6, Lote 10. Informações: www.gastronomadebrasil.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação