Revista

Luz e trevas no Mediterrâneo

postado em 20/09/2015 08:00


As praias do Mediterrâneo, no último verão europeu, foram marcadas pelas tristes fotografias dos refugiados sírios. O pequeno mar que aproxima a Europa da África é cheio de contrastes. No mesmo período, as praias mais famosas da França, também banhadas pelo Mediterrâneo, estavam lotadas de turistas se divertindo.
Caminhar nas pequenas faixas de areia da icônica praia de Cannes é como ver em 3D uma exposição do fotógrafo inglês Martin Parr. Considerado o grande cronista da classe média mundial, gosta de fotografar banhistas ; a riviera francesa já lhe rendeu grandes fotos.

O atual presidente da lendária agência fotográfica Magnum disse recentemente: "As praias têm sido para mim um tema recorrente. Exploro-as de maneiras diferentes. São como um laboratório social. Quando começo a fotografar qualquer lugar do mundo, o meu ponto de partida são as praias. Acho que são uma ótima maneira de começar a olhar para um lugar. Há tantas e tão diferentes que nunca é aborrecido. É um projeto em permanente construção".
Que cheguem logo os dias em que as imagens das praias do Mediterrâneo só sejam as que inspiram Martin Parr.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação