Revista

Neurônios em Dia

Você não consegue dormir depois do almoço? Que pena. A siesta pode trazer benefícios à saúde.

postado em 28/09/2015 09:18

*Por Ricardo Teixeira

Uma boa parte das pessoas que tem o hábito da siesta diz que na verdade é a reposição de um sono atrasado. Aqueles que trabalham em turno invertido podem tirar os cochilos como forma de se preparar para uma noite de trabalho. Outros vão responder que fazem a siesta por puro prazer. Mas a siesta tem também seus benefícios à saúde.

Além de benefícios ao coração, a siesta deixa o cérebro mais afinado. O hábito de tirar um cochilo de uns 20 minutos depois do almoço melhora o humor das pessoas e dá uma turbinada nas funções cognitivas como memória, atenção, raciocínio lógico e tempo de reação. Outro fato interessante é que os ;siesteiros; têm um sono noturno mais reparador.

Dez minutos já é uma soneca boa, mas parece que as de 20 minutos são melhores ainda. Siestas mais prolongadas não são recomendadas, pois deixam as pessoas com ;ressaca; ao acordar de um sono que atingiu estágios profundos. Além disso, siestas longas podem atrapalhar o sono durante a noite. Para melhor sincronia com o relógio biológico, o horário ideal gira em torno de duas às quatro da tarde. Por fim, para aqueles que têm insônia, deixem a siesta para os outros.

*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor de pós-graduação em divulgação científica e cultural na Unicamp. Escreve às segundas neste espaço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação