Revista

Comida gostosa, apesar das restrições

O desafio de montar um cardápio saboroso e de baixas calorias

postado em 11/10/2015 08:00

O desafio de montar um cardápio saboroso e de baixas calorias

Talvez uma das maiores vantagens de se tornar um chef de cozinha seja a possibilidade de dar sabor às restrições. Afinal, produzir alimentação saudável deixou de ser uma qualidade para se tornar uma exigência. E isso faz com que os profissionais da cozinha se esforcem para descobrir de que forma os comensais vão poder unir boa saúde ao prazer na hora da refeição. No caso da chef Mariana Medeiros, esse afinco tem de ser ainda maior.

À frente do restaurante da Clínica Ravenna Brasília, ela tem que se preocupar não apenas com os benefícios do que oferece, mas com as limitações que o método impõe. O tratamento para emagrecer criado pelo médico e terapeuta argentino Máximo Ravenna é famoso por oferecer uma dieta com baixas calorias, além de um acompanhamento multidisciplinar, que envolve até mesmo orientação psicológica, e orientações de uma equipe médica, nutricional e também de grupos terapêuticos.

"O desafio foi grande, mas muito gratificante. O mais difícil foi a elaboração do cardápio, já que a dieta é muito restrita", explica Mariana. De acordo com a profissional, essas contenções exigiram dela uma busca ainda mais incisiva sobre o que torna os alimentos saborosos, ao mesmo tempo que manteve as criações dentro do que é esperado no tratamento. "Descobri mais ingredientes saudáveis do que aqueles que eu conhecia", explica.

SERVIÇO

Clínica Ravenna Brasília
Endereço: Setor Hoteleiro, Quadra 6, Conjunto A, Torre E, Loja 4, Complexo Brasil 21
Telefone: 3030-6350

Salmão ao cream cheese com molho teriaki

Ingredientes:
4 postas de salmão limpo
300g de pepino-japonês
1 pote de mel de agave
25g de molho shoyo light
250g de cream cheese
200ml de creme de leite light
Sal a gosto
Pimenta-preta a gosto
10 ml de azeite

Modo de preparo:
Tempere o salmão com sal e pimenta. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e grelhe o salmão. Coloque o pepino por 1 minuto em água fervente, retire e reserve.

Para o molho teriaki:
Misture o mel de agave e o shoyo light, ferva em fogo brando até que fique consistente e reserve.

Para o molho branco:
Misture o cream cheese e o creme de leite até que fique consistente.

Tempo de preparo: 10min
Rendimento: 4 porções

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação