Revista

Sinta-se no seu quarto

Dias de festas podem ser sinônimos de receber visitas. A regra é tratar o hóspede com muito carinho. Isso inclui pequenos cuidados, como bilhetinhos e bombons; além de um ambiente confortável para acomodá-lo

postado em 27/12/2015 08:00

%u3000
Por Mariana Rosa ; Especial para o Correio

[FOTO3]



O clima nostálgico, o período de férias escolares e a época de festas impulsionam as viagens de fim de ano. Para quem prefere hospedagem mais calorosa e informal, a casa de familiares e de amigos pode ser a opção ideal. É importante que o hóspede se sinta confortável, como se fosse morador da casa. Aos anfitriões fica a dica: cuidados básicos, como higiene do cômodo e roupas de cama limpas, são essenciais. O charme do ambiente fica por conta da mensagem de boas-vindas e da decoração temática do espaço.

Quando Bianca Sayegh, 37 anos, mudou-se de Brasília para Goiânia, a empresária preocupou-se em deixar um quarto do apartamento reservado para as visitas. De duas a três vezes por mês, Bianca recebe familiares em casa. "Agora, no fim do ano, receberei seis pessoas. Vou usar jogos de cama mais brilhosos na época do réveillon e algumas peças vermelhas no Natal", conta. Entre os cuidados, Bianca não se esquece de deixar uma moringa com água na cabeceira da cama e de decorar o quarto das visitas com flores ou velas.

Cuidar da saúde do visitante é igualmente importante. Como muitos podem ter alergia, aconselha-se o uso de persianas no lugar de cortinas. É importante ainda que o ambiente seja arejado. "Para o fim de ano, cuidado com enfeites empoeirados. Prefira algo sutil na porta, como uma guirlanda ou cores nos acessórios", afirma a arquiteta Fabíola Lopes. Nas gavetas, a arquiteta indica aromatizadores, com o objetivo de aliviar o "cheiro de mala" que as roupas ganham com a viagem. Também recomenda-se deixar algumas revistas e livros para a leitura, sempre acompanhados de iluminação adequada.

Outra sugestão é colocar duas camas de solteiro no lugar de uma de casal. "Dessa forma, o quarto ganha mais opções para receber solteiros, além de casais", aconselha a design de interiores e arquiteta Rosangela Bimonti. Adepta do feng shui ; corrente de pensamento que estuda as vibrações presentes nos ambientes ;, a arquiteta indica que a porta e a janela do quarto não fiquem de frente uma para a outra. "A energia precisa permanecer no cômodo por um tempo e passar por todos os cantos. Além disso, a cabeceira da cama deve apontar para o norte para receber as energias dos polos terrestres", afirma.

[FOTO1]

Para quebrar o clima sério do ambiente, invista em algum mimo para a visita, como um recado de boas-vindas na cabeceira, flores ou bombins preferidos. Nesse quarto, a arquiteta Morena Assis optou pelo uso de cores neutras, móveis básicos para agradar a todos os tipos de visitantes e passar um ar de limpeza.

[FOTO2]

No caso de um ambiente temático, a arquiteta Morena Assis aprova o uso de cores mais fortes. "Em um quarto na casa de praia, por exemplo, tudo bem brincar com tons de azul e amarelo", ensina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação