Revista

Amigos são tão importantes para nossa saúde quanto exercícios

postado em 12/01/2016 17:03

Por Ricardo Teixeira*

O prestigiado periódico PNAS publicou na última semana um extenso estudo longitudinal envolvendo milhares de americanos, da adolescência até idades avançadas, e mostrou que um bom círculo social traz benefícios à saúde em todas as fases da vida.

As pessoas mais solitárias apresentavam maior chance de pressão alta, obesidade abdominal e inflamação no sangue, todos considerados marcadores de risco de doenças como câncer e eventos vasculares. A pesquisa mostrou, por exemplo, que poucos amigos na adolescência traz o mesmo risco de inflamação sistêmica que a inatividade física.

A análise deixa claro para os médicos que eles devem estimular seus pacientes a terem uma vida social plena desde idades precoces. A pesquisa identifica, pelos menos em parte, os mecanismos que fazem com que a sociabilidade seja um promotor de saúde tão importante.

O estudo foi conduzido pela Universidade da Carolina do Norte.

*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor de pós-graduação em divulgação científica e cultural na Unicamp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação