Revista

Viva a quiche!

O tradicional prato francês ganha restaurante especializado e novas versões para conquistar o paladar do brasiliense

postado em 03/04/2016 08:00

Imagine usar a gastronomia para aprender uma língua? Esse foi um dos primeiros caminhos usados por Valéria Moraes, do Viva La Quiche, para aprender o francês. Ela, que morou três anos no país europeu, chegou lá sem falar uma palavra do idioma. Como sempre gostou de cozinhar, começou a usar receitas culinárias para se familiarizar com sua nova casa e a quiche foi aquela que mais ficou marcada na sua história.

"Tanto que, quando voltei ao Brasil, eram elas que mais fazia na minha cozinha. Os amigos começaram a elogiar as minhas quiches, e foi quando pensei que poderia se tornar um negócio", lembra. A ideia foi se estruturando para dar forma ao seu delivery: para Valéria, a intenção era unir a tradição francesa à praticidade de receber o prato pronto em casa. "Eu me baseei nos meus amigos: a gente quer algo rápido, saudável, mas que seja diferente do que estamos acostumado, com a praticidade. Você pode pedir tanto congelada quanto pronta", explica.

A relação afetiva que criou com a clássica receita é algo que Valéria espera que seja popularizado no Brasil ; assim, a quiche pode deixar de ser vista por muitos como um lanche para se tornar, inclusive, a opções mais importante do menu. "Lá (na França), é muito comum eles usarem a quiche como uma refeição completa, acompanhada de uma sopa ou uma salada. É um prato balanceado? Em grande medida, sim. Temos a proteína, o carboidrato e uma salada, compondo uma refeição equilibrada. Ela serve como o prato principal", garante.

Há poucos meses trabalhando com sua paixão, Valéria já até teve uma surpresa: enquanto se preparava para abrir o negócio, ela encontrou novamente o caderninho no qual anotava todas as receitas de quiches que fazia na França. "E vi, até com certa alegria, que eu continuava fazendo a mesma receita, ainda que não tivesse consultado antes o livro."

A casa abriu oferecendo 11 opções: além das mais conhecidas, como a Quiche Lorraine, que leva bacon, há alternativas sem glúten, sem lactose e para o público vegano. "É uma licença poética que decidimos seguir, inclusive, com as quiches doces. Ninguém consegue resistir à que leva morango e Nutella", brinca Valéria.

Ela frisa que, inicialmente, as entregas estão restritas ao Plano Piloto, mas a intenção é aumentar essa área. "Estamos começando aos poucos. As congeladas podem ser entregues em regiões como Sudoeste e Guará. A intenção é oferecer um quiche rápida, boa e benfeita."

O tradicional prato francês ganha restaurante especializado e novas versões para conquistar o paladar do brasiliense

Quiche de camarão com alho-poró

Ingredientes do recheio
330g de camarão-cinza médio já descascado
200g de alho-poró
33g de manteiga com sal
1,7g de sal comum

Modo de preparo
Corte a parte verde do alho-poró e descarte. Lave a parte branca restante, sem desmontar, retirando os resíduos de terra que ficam por dentro das camadas. Corte em rodelas bem finas e coloque em uma tigela. Aqueça uma panela em fogo alto. Refogue o camarão na manteiga até mudar de cor e cozinhe. Acrescente o alho-poró e o sal, mexendo até ele murchar e se misturar bem ao camarão. Desligue o fogo e coloque o recheio em uma tigela envolvida em papel filme. Leve à geladeira até o momento de utilizar.

Ingredientes da quiche
Farinha de trigo comum para polvilhar sobre a bancada
630 de massa regular
630g de aparato
405g de recheio de camarão com alho-poró

Modo de preparo
Pese a porção de massa. Distribua uma pequena porção de farinha sobre a bancada. Abra a massa e forre a fôrma com ela que deve subir até o limite da borda, garantindo que não fique bolha de ar no fundo. Distribua 75% do recheio sobre a massa. Encha com o aparato. Coloque os 25% restantes do recheio por cima da quiche. Leve ao forno a 220;C, por cerca de 45 minutos. O aparato deve estar alto, provavelmente com rachadura em cruz, e dourado. Retire a forma do forno.

Rendimento: 10 quiches médias
Tempo de preparo: 45min

Serviço
Viva la Quiche!
Endereço: 304 Norte, Bloco B, Loja 80
Telefone: 3033-4030/ 9287-1010

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação