Encontro com o Chef

Os vegetarianos ganharam mais uma opção em Brasília: o hambúrguer sem carne

As versões vegetarianas do famoso disco de carne pedem mais do que uma troca de ingredientes. Dois chefs da cidade propõem soluções criativas e saborosas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/04/2016 08:00 / atualizado em 15/04/2016 11:30

Não dá para pensar em hambúrguer sem pensar em carne, né? Se você deu um retumbante não como resposta, está na página certa da Revista de hoje. Opções para quem não come ou quer diminuir o consumo de carne vermelha deixou, há muito, de ser algo raro de se encontrar. Agora, desde as grandes casas aos self-services do dia a dia, há sempre algo no cardápio que não leva proteína animal. "Sou um apaixonado assumido por carnes. Por esse motivo, acabei relutando muito na ideia de fazer um cheeseburger vegetariano", lembra Junior Durski, chef e fundador do Restaurante Madero.

 

Nilo Biazzetto/ Divulgação

 

Mas os pedidos constantes de vários clientes o fizeram ver que existe muita gente a fim de uma experiência livre de carne na hora de comer um hambúguer. "Passei muito tempo elaborando na minha cabeça como ele seria, até que saiu. Demorou porque eu queria fazer o melhor. Depois dele, as outras opções vegetarianas do cardápio foram vindo como consequência de um mercado que cresce a cada dia, da mesma forma que o nosso cardápio fit", explica. O tempo investido na elaboração da receita se justifica. Ele queria que o sabor não ficasse devendo em nada para o das carnes. "E isso está relacionado a grelhar em fogo forte. É o segredo. Além, claro, dos temperos."

Na hora de inserir uma opção vegetariana no cardápio, Ricardo Brizolim, um dos sócios do Brazilian American Burguers, pensou na versatilidade. "Basta o cliente escolher qualquer prato do cardápio que substituímos a carne pelo disco de grão-de-bico. Qualquer item do menu pode se tornar vegetariano, inclusive os pratos servidos no almoço", garante. E a surpresa é que, na maioria dos casos, são clientes que não seguem uma dieta sem carne que experimentam o hambúrguer de grão-de-bico e o indicam para os amigos vegetarianos.

Para os chefs, elaborar essas versões é também um desafio para a criatividade. No caso de Durski, que adora uma carne bem suculenta, um dos pontos mais importantes foi a preocupação, sempre crescente, dos comensais em se alimentar de forma mais saudável. E, em vários casos, isso envolve diminuir o consumo de carne. "As pessoas estão mais preocupadas com a alimentação. Isso é inegável. É uma tendência. Acho que precisamos acompanhar o mercado, que está cada vez mais exigente e quer comer bem fora de casa."

 

Adverbox/ Divulgação

 

Hambúrguer de grão-de-bico

Ingredientes
500g de grão-de-bico cozido e moído
50ml de molho shoyu
200g de queijo parmesão ralado
50g de farinha de rosca

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e faça discos de 120g.

Tempo de preparo: 10min
Rendimento: 8 discos

Serviço
Brazilian American Burguers
Endereço: CLSW 301 Bloco C, Ed. Dakota Shopping, Loja 98
Telefone: 3041-4848

 

Serviço

Restaurante Madero

Endereço: Pátio Brasil Shopping

Telefone: 3041-7005

 

 

Leia a reportagem completa na edição nº 570 da Revista do Correio.  

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.