Revista

Entre duas fatias de pão

Nada mais familiar que um sanduíche de pão de forma. O clássico, porém, ganha versões muito especiais em uma lanchonete do Sudoeste

postado em 24/04/2016 08:00

Pão, queijo e presunto: entre as infinitas combinações que a gastronomia permite, esse trio está entre as mais gostosas e práticas. Serve para o café da manhã, para o lanche da tarde, para um jantar mais despojado (ou preguiçoso, cada um usa a palavra que preferir). A facilidade com que esses sabores harmonizam entre si é um dos segredos para que tanta gente goste, mas isso não quer dizer que eles não possam receber outras companhias.

Andrea Mendonça, sócia-diretora da Tostex, sabe bem disso. A lanchonete, que abriu sua quarta loja em Brasília no meu bairro, o Sudoeste, tem como foco justamente isso: oferecer novas versões desse lanche tão caseiro. "As receitas dos sanduíches tostados são o que dá o toque. Elas foram elaboradas com paixão e criatividade culinária, e têm o sabor do lanchinho da infância, que consumíamos na casa de amigos e familiares", garante.

Fui lá provar e, de fato, a ideia é justamente essa. Pedi o Ogro, que leva salame, peito de peru, presunto, queijo muçarela, requeijão, cebola roxa e tomate marinado. Apesar da demora na chegada do pedido ; algo que entendo como sendo comum em lugares que abriram recentemente ;, o sanduíche estava no ponto. Andrea explica que o cardápio pode variar dependendo da cidade. "Ele é definido de acordo com a análise das vendas e solicitações de clientes. Em algumas regiões, há opções exclusivas, como é o caso do Nordeste, que agora conta com um sanduíche que leva queijo Reino."

O fato de eu ter experimentado um item mais diferente daqueles que se vê no cardápio demonstra que já sou um típico consumidor brasiliense. Andrea garante que, no Distrito Federal, temos uma característica bem nossa: além de exigentes, gostamos muito de pedir aquelas opções que não são as mais comuns. "Também são consumidores pró-ativos, dão ideias, fazem comentários, o que é muito bom", garante. Mas, claro, isso não quer dizer que não vamos também saborear o que faz mais sucesso.

Por isso que, hoje, as receitas que você confere na coluna são dos sanduíches mais pedidos da Tostex. "Achamos que eles fazem sucesso pois são receitas da casa, muito diferentes do que é encontrado em outros estabelecimentos", afirma Andrea. Então, aproveite que domingo é o dia oficial da preguiça e faça um lanche rápido para curtir o restante da Revista.

Nada mais familiar que um sanduíche de pão de forma. O clássico, porém, ganha versões muito especiais em uma lanchonete do Sudoeste Popeye

Ingredientes
2 fatias de pão de forma (branco ou integral)
60 gramas ou 1/3 de xícara de creme de espinafre
1/4 de ovo cozido ralado
1 colher de chá de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Prepare o creme de espinafre. Cozinhe o espinafre, corte bem e tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma das fatias, coloque o creme de espinafre, o ovo cozido ralado e último, o queijo parmesão. Feche com a outra fatia. Unte a sanduicheira com um pouco de manteiga e depois deixe tostar por 3 minutos.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 1 sanduíche

Serviço
Tostex Sudoeste
Endereço: 101 Sudoeste,
Bloco B, Lojas 32 a 36
Telefone: 3877-6974

Leia a reportagem completa na edição n; 571 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação