Casa

Banheiro renovado e sem obra

A forma mais prática e econômica de mudar o cômodo é aplicar adesivos ou papéis de parede. Hoje, eles estão disponíveis em materiais impermeáveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/06/2016 08:00

Haruo Mikami/Divulgação

 

Repaginar banheiro é complicado: se tentar trocar só a bancada, o revestimento da parede ou o piso acabam quebrando, e a tentativa de ter menos trabalho e gastar menos vai para o espaço. Dá a impressão que, em se tratando desse ambiente, é tudo ou nada: reforma geral ou manter do jeito que está. Existem, porém, formas de dar uma cara diferente sem radicalizar. A mudança pode ser sutil, com a inclusão de alguns detalhes (quadros, plantas, revisteiros, adesivo no box etc.), ou um pouco mais complexa, com troca das peças de metal e mudanças na parede.

Por exemplo, o banheiro da criança pode ter adesivos de personagens e, à medida que ela cresce, as colagens podem ser arrancadas e dar lugar a outros ornamentos. "O banheiro é uma extensão do quarto. É um dos espaços mais íntimos na casa, então, é natural que reflita o estilo do dono, o hobby dele. Algumas pessoas têm miniaturas de perfume que podem enfeitar bem", ilustra o arquiteto Arnaldo Pinho. Para ele, flores sempre alegram o ambiente, e quadros e fotos o aquecem. Só se deve tomar cuidado para a umidade não estragá-los.

Algumas pessoas optam por trocar toalheiros e torneiras. O problema dessa solução é que uma torneira que está instalada há muito tempo acaba marcando a louça. Portanto, deve-se ter certeza de que a área alterada será a mesma, de modo a esconder manchas e furos. Quando se trata de lavabo, segundo Arnaldo Pinho, é possível promover uma grande mudança sem quebradeira. Sem chuveiro, o local é menos úmido. Isso permite o uso de papel de parede — semelhante ao que se usaria num quarto. "Nós passamos massa na parede inteira, deixamos liso e colamos o papel. Dependendo de como aquele banheiro costuma ser lavado, com água ou não, colocamos um rodapé mais alto ou mais baixo", recomenda o arquiteto.

 

 

Haruo Mikami/Divulgação

 

Para banheiros com chuveiro (que viram uma verdadeira sauna com o vapor do banho), também existem opções, mas o preço costuma aumentar. São adesivos resistentes à umidade. Nesse caso, podem ser colados na parede após aplicação da massa ou em cima de cada um dos azulejos, opção facilmente revertida. A desvantagem de passar a massa na parede e colar papel é que a solução é definitiva, não sendo indicada para imóveis alugados.

Sanndy Gomes, proprietária de uma loja que coloca adesivos em qualquer superfície, inclusive eletrodomésticos, explica que a estampa e a espessura do material usado tornam quase impossível notar relevo do rejunte. Ainda de acordo com ela, a marca do material influi no resultado. Se manuseado da forma correta, a durabilidade costuma ser de quatro anos. Os adesivos podem ser molhados, mas não suportam limpeza com produtos abrasivos. Detergente e água bastam. As alternativas para quem não está podendo gastar em uma reforma são várias até para um ambiente como o banheiro. É só ter criatividade e escolher bem a mão de obra.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.