NEURÔNIOS EM DIA

O cérebro das pessoas obesas é um pouco diferente

O peso afeta o volume da substância branca cerebral, mas não o desempenho cognitivo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/08/2016 12:45 / atualizado em 09/08/2016 12:46

Por Ricardo Teixeira*

Thiago Fagunes/CB/D.A Press
 
O volume da substância branca cerebral de pessoas obesas é menos volumoso do que de pessoas da mesma idade que estão com o peso em dia. Essa é a conclusão de um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge da Inglaterra. Eles calcularam que a estrutura cerebral dos obesos é comparável à de indivíduos magros 10 anos mais novos. Um indivíduo de 60 anos magro tem um volume da substância branca comparável ao de pessoas obesas com 50 anos de idade.

Nosso cérebro encolhe naturalmente com o passar dos anos e um corpo crescente de pesquisas tem mostrado que a obesidade com suas condições associadas, como ó caso do diabetes e doença cardíaca, está associada a um encolhimento de forma mais acelerada. É importante salientar que não houve correlação do volume da substancia branca com o desempenho cognitivo dos voluntários estudados.

A pesquisa envolveu quase 500 voluntários com idades entre 20 e 87 anos e foi publicada no periódico Neurobiology of Aging. Novos estudos precisam ser realizados para investigar os mecanismos que ligam a obesidade à redução de volume cerebral (componentes hormonais e inflamatórios são grandes candidatos) e se a perda ponderal tem o poder de reduzir essas diferenças.

*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor de pós-graduação em divulgação científica e cultural na Unicamp.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.