Delícias feitas com morango para aproveitar o fim da temporada da fruta

Ainda dá para aproveitar a época de morangos e adoçar as receitas com a fruta. Quem dá a dica é o chef Gilberto Costa Manso, da Belini Pães & Gastronomia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/09/2016 08:00 / atualizado em 23/09/2016 19:37

Setembro está perto de acabar, mas isso não quer dizer que o tempo de aproveitar a época de morango tenha chegado ao fim. A fruta, conhecida pelo seu equilíbrio entre dulçor e amargor, é uma escolha constante para deixar bolos e tortas mais bonitos. Ela também pode ser o item mais importante da receita, como a coluna mostra hoje. "O morango é bastante versátil. Tanto que é possível fazer com ele doces incríveis, sucos e geleias", garante Gilberto Costa Manso, da Belini Pães & Gastronomia.


Conhecido peor sua paixão por cafés, Gilberto não nega o prazer que tem em usar a fruta vermelha no cardápio, até porque ela combina muito bem com a bebida preta. "Sempre prefiro usá-lo quando está bem vermelho e mais doce. E, por isso, não gosto de usar o leite condensado, mesmo que seja um dos queridinhos da confeitaria. Escolho os morangos sempre pela aparência", confessa. Com tanto tempo de estrada, Gilberto tem outras dicas também para quem vai usar a fruta.

 

Para ele, é importante que o morango seja consumido rapidamente, sem que fique indo e voltando para a geladeira. "Ele é muito perecível. Depois de higienizado, deve ser usado quase que imediatamente", explica. Se estiver congelado, o chef sugere uma receita simples, que adora: "Particularmente, acho o morango muito interessante batido congelado puro, como se fosse um sorvete. A dica é, como o morango é ácido, se você quiser dar um adocicado, basta colocar alguns pedaços de banana."

 

Gilberto conta que, das receitas que nos apresenta hoje, a tartalete está entre as mais amadas pelos clientes. Ela também seu segredo: "O que a torna especial é que usamos uma massa crocante com farinha de amêndoas. Nosso creme de confeiteiro é todo feito na casa. Sempre buscamos trabalhar com todo o processo artesanal", confessa. Apesar de não usar totalmente produção local, Costa garante que os morangos plantados por aqui têm muita qualidade e aproveita para fazer um elogio: "Os morangos orgânicos produzidos no DF, principalmente, são muito bons." Não sei vocês, mas como o clima seco ainda está intenso, além das receitas de hoje, vou abrir meu apetite de domingo com os morangos congelados com banana. Aceitam? %u3000

 

Carlos Vieira/ CB/ D.A Press
Tartalete de morango

 

Ingrdientes para a massa:

 

300 g de manteiga

4 ovos 125 g de açúcar refinado

1/2 kg de farinha de trigo

250 g de farinha de amêndoas

 

Modo de preparo:

Misturar açúcar, farinha de amêndoas e farinha de trigo, em seguida, acrescentar, ovos e manteiga. Assar, até dourar.

 

Ingredientes para o recheio:

 

1 litro de leite

125g açúcar

4 gemas

50g de manteiga

1 fava de baunilha

50g de farinha de amêndoas

Morango a gosto

 

Modo de preparo:

Aqueça o leite com a fava de baunilha, ou com a essência, a gosto, até começar a ferver. Retire a fava de baunilha e deixe o leite esfriar um pouco. Bata as gemas com açúcar e manteiga, até ficarem claras e cremosas. Depois, junte a farinha de amêndoas. Adicione, aos poucos, o leite à mistura de gemas. Volte o creme à panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até a mistura engrossar e ferver. Deixe cozinhar por um minuto, sem parar de mexer. Despeje em uma tigela e cubra com papel filme rente ao creme (para não criar uma camada dura em cima dele). Deixe esfriar e, antes de usar, bata até ficar cremoso. Coloque o creme sobre a casquinha e cubra de morangos. Acrescente geleia de morango sobre a tartelete, se preferir, e sirva frio.

 

Rendimento: 10 unidades

Tempo de preparo: 30min

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.