SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Encontro com o Chef

Reaproveitamento de ingredientes com sabor de despedida

Em sua última coluna para a Revista, Rafael Campos traz receitas com cascas de legumes, frutas e verduras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/11/2016 16:00 / atualizado em 01/11/2016 16:11

Rafael Campos - Especial para o Correio

Nada é tão contra a etiqueta hoje em dia que o desperdício. Jogar comida fora não é apenas antiecológico, mas faz com que muitos cozinheiros percam oportunidades de aproveitar aquilo que normalmente seria descartado. O caso das cascas de legumes e verduras é um dos mais evidentes. Além de servirem como fonte de fibras, vitaminas e minerais indispensáveis, elas podem carregar possibilidades gourmet.

 

“Sopas, bolos, geleias, cookies, shakes, sucos, smoothies, chás, suflês, farofas, tortas. Essas são algumas opções de pratos que podem ser feitos com as cascas. Basta usar a criatividade”, garante a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral. Porém, um detalhe não tão legal: por conta do uso intenso de pesticidas, a fim de potencializar e proteger o cultivo, nem todas podem ser usadas. “Esses pesticidas, ainda que lavemos as frutas, penetram na casca através de seus poros, em algumas frutas mais do que em outras, de acordo com a grossura da casca.”

 

Por isso, ela dá dicas daquelas que podem e devem ser aproveitadas (veja o quadro). E, claro, sempre lavando bem. Letícia frisa que você deve usar uma escova própria para vegetais. “Ela auxiliará na retirada das sujidades. Descasque e coloque a casca demolho em solução clorada por 15 minutos: um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária. Enxágue em água corrente e seque com papel toalha”, ensina. Ela também explica que o melhor é usar as cascas no momento de fazer a receita. “Porém, também podem ser conservadas congeladas, exceto batata, banana, pera e maçã”, completa.

 

Sobremesa

Esta é a última coluna Encontro com o Chef que eu assino. Com ela desde 2012, redescobri o prazer em cozinhar, apurei meu paladar, sedimentei minha paixão por comer e percebi o quanto vale a pena investir em alimentação de qualidade. Foram cinco anos nos quais escolhi melhor o que vai no meu prato, conheci gente apaixonada por comida e cheguei a mudar de apartamento só para ter uma cozinha maior. Comer é, talvez, o prazer mais simples e surpreendente que tenho: apresenta-se nos detalhes, renova-se na coragem de experimentar e me reforçou a certeza do ensinamento que meu pai me deu: comer bem jamais é um gasto. É um investimento. Fiz dessa paixão um trabalho.Volto agora à condição de comensal. Até o próximo jantar!

 

Suflê de casca de legumes

Oba Hortifruti/Divulgação
 

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite desnatado

4 xícaras (chá) de cascas de

legumes variados (picadas)

½ xícara (chá) de queijo branco

ralado

2 colheres (sopa) de farelo de trigo

1 colher (café) de sal

2 claras em neve

1 colher (chá) de fermento em pó

 

Modo de preparo

Esquente o leite em uma panela. Junte as cascas dos legumes, o queijo e o farelo de trigo. Tempere com o sal e desligue o fogo. Deixe esfriar e junte as claras em neve e o fermento, mexendo delicadamente. Coloque a mistura em uma forma antiaderente. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Sirva em seguida.

 

Tempo de preparo: 45 min 

Rendimento: 2 porções 

 

 

publicidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade