Revista

Desfile de jovens designers traz estilistas e modelos famosos à capital

A terceira edição do Senai Brasil Fashion reuniu estudantes do Brasil todo que são apadrinhados por estilistas famosos. Alunos criaram coleções inspiradas em temas do cotidiano, borboletas, água e até baratas

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 12/11/2016 00:25
O Museu da República, em Brasília, recebeu a terceira edição do Senai Brasil Fashion na noite desta sexta-feira (11/11). Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento tem o objetivo de incentivar a educação profissional no país e apresentou coleções de 12 alunos de todo o Brasil, orientados por grandes estilistas. São eles: Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Lenny Niemeyer.

[FOTO828704]

Em quatro encontros, os estudantes preparam coleções inspiradas nos mais diversos temas, como a liquidez do tempo, as transformações do maracujá, borboletas, o cotidiano, a rua e ;o estranho;. Alguns aprendizes se inspiraram na localidade onde moram, como Johnson Cavalcante, de Alagoas, e Pétala Rodrigues, nascida na Paraíba.

Johnson contou que trabalhou na roça até os 24 anos plantando alimentos como mandioca. ;Usei minha vivência como inspiração, inclusive na escolha de tecidos leves, que remetem ao vento na colheita;, explicou. O estilista trabalhou com tons de vermelho, também remetendo ao calor e à terra. Pétala Rodrigues, por sua vez, disse que desde pequena esteve em contato com a arte, como a pintura e a música, por incentivo do pai. ;Trouxe para a minha coleção a influência de outras áreas para falar sobre a identidade nordestina. Usei o couro e o contraste de tecidos leves. Em uma das roupas remeto ao gibão usado pelo vaqueiro;, contou. A top paraense Carol Ribeiro desfilou com uma das criações da estudante.

Leia mais notícias na Revista do Correio

Outra supermodelo que desfilou com peças de autoria dos alunos foi Isabeli Fontana. O vestido que vestiu a top fori criação de Gabriel Gil, do Rio de Janeiro. O estudante escolheu como tema ;o estranho;. ;Gosto de falar do que as pessoas sentem nojo. Minha coleção fala de baratas remetendo-as às minorias. Gosto de fazer essa ligação, comparando o feio com o bonito. Quero que as pessoas vejam as imagens e sintam nojo, mas não parem de ver;, explicou. Gabriel fechou o desfile e usou a cor vermelha, o couro e tecidos leves. Ao fim, ele entrou de mãos dadas com a top e estava vestido de gari.

A estilista paulista de moda praia, Lenny Niemayer destacou o profissionalismo dos estudantes. ;Todos se empenharam muito e recebi esse convite de apadrinhá-los com muito orgulho. Precisamos bater palmas para esse projeto que colocará várias pessoas para a passarela da vida;, comemorou. Lino Villaventura, estilista natural de Fortaleza, também orientou os alunos no processo de criação e ressaltou a troca de experiência e vivência ao lado dos aprendizes. ;A nossa postura tem que ser de passar confiança e ensinamentos, mas não interferir e alterar a maneira de cada um deles trabalhar;, explicou.

Além de modelos e estilistas, muitas autoridades e celebridades estiveram no evento, como o governador, Rodrigo Rollemberg, e a primeira-dama, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg. ;Esse evento tem uma característica muito importante, porque pega grandes estilistas que apadrinham iniciantes no design e apresentam esse projeto de economia criativa. Ele transforma essas invenções em geração de renda;, defendeu Márcia Rollemberg, que disse sempre acompanhar moda, inclusive usa roupas e acessórios de pequenos designers da capital.

O brasiliense e blogueiro Bruno Rocha, conhecido como Hugo Gloss, também marcou presença no desfile pela terceira vez e ressaltou a ação por abrir portas a novos talentos. ;Além de ser importante por ser do Brasil, é um evento para jovens que poderiam não ter essa oportunidade, ter o trabalho reconhecido. Fico muito feliz de ser em Brasília e de trazer tantos talentos. É uma iniciativa maravilhosa;, defendeu. Glória Kalil e Costanza Pascolato também estiveram no evento. A primeira e a segunda edição do Senai Brasil Fashion ocorreram em Belo Horizonte e São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação