Revista

Conheça a família que abriga quatro gerações de luthiers

O luthier é aquele que trabalha na arte da construção de instrumentos musicais de corda, como o violão e o cavaquinho

Marcelo Ferrera
postado em 13/11/2016 08:00
Pai e filho são fotografados dentro da moldura de um violão
São quatro gerações de luthiers, profissão de quem trabalha na arte da construção e manutenção de instrumentos musicais de cordas, como rabeca, violão, viola, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, bandolim e outros. Tudo começou no interior de Goiás, no ano de 1916, com o senhor Alexandre Pedro da Silva, uma época em que as cordas dos instrumentos eram feitas com tripas de animais.
montagem de quatro fotos com diversas etapas do processo de construção de um instrumento musical de corda
Com talento e muito preciosismo, são feitos os instrumentos. A sensibilidade de afinar as cordas e as mãos firmes, marcadas pelas farpas da madeira cuidadosamente desenhada e tratada, dão formas aos mais variados acordes musicais.

Um dom que passou de pai para filho. Já em Goiânia, nos anos 1930, o seu Alexandre ensinou para o filho, João Pedro, que, por sua vez, em Taguatinga (DF), nos anos 1980, ensinou para o filho, Alexandre, que, nos anos 2000, ensinou para o filho, Matheus Rodrigues. Enfim, já são 100 anos de tradição.
montagem de duas fotos. Em uma delas, pai e filho são vistos pelo buraco redondo de um vilão em construção. Na segunda mães constroem um violão
Duas fotos, em uma são vistas carcaças de violão, em outra homem cria instrumentos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação