Revista

Depois da intuição, confira dicas para tomar decisões de forma consciente

Depois de falar sobre o valor da intuição na tomada de decisões importantes, Ricardo Teixeira dá dicas sobre como tomar decisões de forma consciente

postado em 27/11/2016 08:00
Por Ricardo Teixeira*
ilustração de homem dividido entre dois caminhos diferentes
Na última semana falamos do poder do nosso subconsciente para a tomada de decisões. Imagine então o poder do nosso cérebro bem consciente. Veja abaixo seis dicas que podem ajudar na melhor escolha na hora de decidir.

1- O que você esperaria que outras pessoas decidissem se estivessem no seu lugar? Largar ou não uma missão em prol de uma causa nobre por dificuldades menores?

2- Decida com um pouco de emoção. É um tempero que pode ajudar quando em doses moderadas. Não tome nenhuma decisão quando estiver com as emoções à flor da pele. As pessoas que têm lesões no lobo frontal têm um menor componente emocional e maior dificuldade de tomar decisões. Têm muita dificuldade em aprender com os erros.

3- Faça uma lista de prós e contras da opção A e outra lista separada de prós e contras da opção B. Pode parecer um negativo e positivo do mesmo filme, mas você pode se surpreender.


4- Você está justificando demais a escolha por uma das opções? Isso pode sugerir que você ainda não se convenceu de estar escolhendo a melhor opção.

5- Assertividade é uma boa medida para tomada de decisões. Fica entre a passividade e a agressividade. A passividade falta com o respeito a você mesmo enquanto a agressividade desrespeita os outros. Assertividade respeita os dois lados. Lembre-se do jeito de convencer de um professor ou de um médico, por exemplo.

6- Imagine as consequências da opção A como se não existisse opção B. Faça o contrário também.

Dica extra. Dê preferência a tomar decisões no começo da manhã, pois elas costumam ser mais acertadas nessa hora do dia.
*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor de pós-graduação em divulgação científica e cultural na Unicamp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação