Revista

Diga-me qual é o seu smartphone e direi quem tu és

Você sabe o que o seu modelo de celular diz sobre você? O doutor Ricardo Teixeira e pesquisadores americanos sabem!

postado em 04/12/2016 08:00
Por Ricardo Teixeira*
Uma pesquisa publicada na última semana pelo periódico Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking mostrou algumas diferenças nos traços de personalidade entre usuários de Android e iPhone. A pesquisa apontou que, entre outras diferenças, o usuário de Android é mais honesto. Polêmico, não?
montagem com fotos de iphone e android

Os autores afirmam que a conexão do smartphone com a personalidade é tão grande que podemos até dizer que ele é uma extensão do indivíduo. Psicólogos britânicos aplicaram questionários a 500 usuários e avaliaram o perfil psicológico e atitudes ligadas ao uso do smartphone. Veja os resultados:

Usuários de iPhone:

Eram mais jovens
Tinham duas vezes mais chances de serem mulheres
Associavam mais o smartphone ao status social do individuo
Eram mais extrovertidos

Usuários de Android:

Tinham mais chance de serem homens e mais velhos
Eram mais honestos com menos tendência de romper regras para alcançar ganhos pessoais
Mais agradáveis
Menos interessados em poder e status

O estudo foi feito na Inglaterra onde a proporção iPhone / Android é de aproximadamente 50/50. No Brasil a fatia de mercado do iPhone não chega a 3%. Acredito que se a pesquisa fosse feita aqui, os resultados seriam potencializados. Se menos gente tem um produto, maior ainda seria a associação de poder e status.
*Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor de pós-graduação em divulgação científica e cultural na Unicamp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação