Revista

Do quintal de casa

Com ingredientes cultivados por produtores locais, é possível dar um sabor especial a tradicionais receitas. Além de consumir alimentos mais saudáveis, é uma ótima chance de valorizar os negócios candangos

Sibele Negromonte
postado em 05/01/2017 08:00

Filé de robalo com risoto de palmito com crosta de pimentões

Todo início de ano é a mesma coisa. As promessas e os desejos de mudança mal cabem em uma folha de papel. Longe de mim dar palpites na lista de ninguém, mas a coluna decidiu fazer uma sugestão, digamos assim, gourmet. Que tal incrementar as receitas com delícias produzidas aqui mesmo no quadradinho? O Distrito Federal está repleto de pequenos produtores. E não me refiro apenas aos orgânicos. Há vários itens elaborados, alguns até sofisticados, feitos pelas mãos de brasilienses, capazes de dar sabor especial a qualquer refeição.

Como prova disso, um dos cozinheiros do Tête à Tête adaptou um dos pratos mais pedidos do restaurante usando ingredientes de alguns produtores que participaram da terceira edição do Mercado Gourmet, evento que tem se tornado tradição no Casa Park. O filé de robalo com risoto de palmito é leve, ideal para quem exagerou nas festas de fim de ano, mas mantém um certo ar de sofisticação. Joadson dos Santos, profissional que elaborou a receita, escolheu azeite aromatizado, queijo de cabra e mel de eucalipto, produzidos na capital, para finalizar o prato.

Filé de robalo com risoto de palmito com crosta de pimentões

O risoto
Ingredientes:
100g de arroz arbóreo
2 xícaras de chá de vinho branco seco
1 colher de sopa de manteiga
; cebola branca picada
; xícara de azeite extravirgem
2 xícaras de caldo de frango

Modo de fazer:
Refogue o arroz no azeite, na cebola e na manteiga. Em seguida, cozinhe o arroz no caldo de frango e no vinho, em fogo baixo, por cerca de 20 minutos, sempre mexendo. Reserve.
Rendimento: 2 pessoas

O robalo
Tempere 400g de filé de robalo no sal a gosto e grelhe no azeite. Reserve.

A crosta
Ingredientes:
2 colheres de sopa cheias de pimentões verde, vermelho e amarelo picados
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de alho-poró cortado à juliene
1 colher de chá (pequena) de alcaparras trituradas
4 camarões (cerca de 80g) limpos
Farinha de mandioca amarela de boa qualidade

Modo de fazer:
Em uma wok ou frigideira, refogue, na manteiga, os pimentões, o alho-poró, as alcaparras e os camarões, em fogo médio, por aproximadamente cinco minutos. Finalize com a farinha de mandioca até formar a crosta. Reserve.

Finalização
Ingredientes:
4 palmitos pupunha picados
1 concha de caldo de frango
2 colheres de sopa cheias de queijo de cabra ralado, da Kapra Laticínios
Azeite aromatizado 4 ervas, da Dona Osmá
Mel de eucalipto, da Do Cerrado

Modo de fazer:
Coloque em uma wok ou frigideira, o caldo, o palmito e o arroz já cozido. Mexa, em fogo médio, até dar cremosidade. Quando começar a ficar cremoso, acrescente o queijo de cabra e continue mexendo. Essa finalização deve ser feita na hora de servir para evitar que o risoto fique ressecado. Monte o prato, colocando o arroz, o robalo e a crosta sobre o peixe. Deixe o azeite aromatizado separado e, ao redor do prato, acrescente o mel.

Serviço
Restaurante Tête à Tête

(61) 3233-6345

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação