Revista

Happy Hour todo dia

A luz prolongada desta época do ano favorece um astral mais leve e descontraído na capital. Além disso, alguns bares investem na temática praiana e oferecem drinques "da estação"

Renata Rusky
postado em 22/01/2017 08:00

Se acordar uma hora mais cedo é o prejuízo do horário de verão, ter quase três horas a mais de sol por dia compensa o sacrifício. Depois de acostumados com essa desvantagem, sair do trabalho por volta das 18h e ainda ter tanto dia pela frente deixa as pessoas muito mais animadas. A ciência confirma: estudo realizado na Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, concluiu que moradores de cidades com pouca exposição solar são mais propensos a desenvolver distúrbios de humor.

Também se sabe que a incidência de luz e o calor estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que controla o apetite, dá energia e promove o bom humor e o bem-estar mental. A pouco menos de um mês do fim do horário de verão (19/02), ainda dá para aproveitar cerca de três horas extras de sol. Isso, aliado ao trânsito mais tranquilo em razão das férias escolares, cria um clima especial na cidade.

Camilla Sampaio aproveita o horário de verão para fazer exercícios no fim do dia

Exercícios físicos ao ar livre

Durante o horário tradicional, a professora Camilla Sampaio, 27 anos, quase não se expõe à luz solar. Acorda às 5h, quando ainda está escuro, e chega à escola onde dá aula às 7h. Durante quase todo o dia, ela fica em lugares fechados ou dentro do carro com as janelas fechadas para o ar-condicionado refrescar o ambiente. Sai do trabalho às 17h e chega por volta de 18h em algum parque, onde corre e malha diariamente. "Acaba que eu quase não vejo a luz do sol. Fica complicado até para repor a vitamina D", reclama.

É por isso que Camilla adora o horário de verão. Depois de malhar e correr no calor ameno do fim da tarde, quando chega em casa, o dia ainda está claro. "Eu levo muito trabalho para casa. O exercício físico e a luz natural me dão ânimo pra continuar trabalhando ou até para sair com os amigos", conta. Frequentadora assídua do Parque da Cidade e do parque do Sudoeste, ela repara que ambos ficam mal iluminados à noite. "Quando está muito vazio, dá um pouco de medo." Mas tem uma estratégia para o período menos movimentado: "Se estou correndo, faço um percurso menor e fico dando voltas".

Mudanças de verão

Talvez o exemplo mais legal de programação cujo horário mudou por causa do verão seja o Eixão do Lazer. Desde 1; de janeiro, a via, tradicionalmente sem carros das 6h às 18h, aos domingos e feriados, está ficando aberta das 7h às 19h. A Casa Civil, porém, está promovendo uma enquete, no portal do governo de Brasília, para manter ou não a mudança até 19 de fevereiro, último dia do atual ciclo de horário de verão. Até o fechamento desta edição, o apoio era de 90% dos internautas. O pessoal da bicicleta e do skate agradece.

Alguns locais de stand-up paddle, windsurf e vela também estão com o horário estendido. É o caso do Clube Katanka, localizado no Setor de Clubes Sul, trecho 4. Tradicionalmente, os equipamentos ficam disponíveis até às 16h. Agora, no horário de verão, é possível alugá-los até as 17h e devolvê-los até as 18h30.

Tudo junto e misturado

Outro bom lugar para aproveitar o verão brasiliense é o Pontão do Lago Sul. Turistas, atletas, crianças, cachorros dividem o espaço e encontram proximidade com a natureza. No local, pode-se avistar e ouvir diversos pássaros ; bem-te-vis, joões-de-barro, periquitos etc. Sem falar dos pequenos macacos que aparecem eventualmente. Para quem tem o dia livre e pode ir a qualquer hora, o local tem pouca sombra e muito sol, o que dificulta uma visita no meio da tarde.

Leia a matéria completa na edição da Revista do Correio n; 610

R26-rev-2201

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação