Revista

Descubra os mistérios de uma oficina de joias artesanais

Marcelo Ferreira capturou em fotografias momentos da criação de joias únicas, mostrando o trabalho dos designers de joias

Marcelo Ferrera
postado em 29/01/2017 08:00
Brincos em cima de desenhos de designes de joiasO fascínio da humanidade por joias vem desde os tempos mais antigos. Estudos comprovam que a arte de confeccionar adereços é anterior à escrita. Símbolos de beleza e poder, esses adornos ; coroas, anéis, colares, brincos, braceletes etc. ; eram fundidos em metais nobres, como ouro e prata, e cravados com pedras preciosas.

Para a criação de uma joia artesanal, é necessário um amplo conhecimento e muito trabalho. Cada etapa requer uma habilidade diferente ; design, fundição, laminação, forja, modelagem, soldagem e acabamento. Tudo isso para obter a perfeição de uma peça que poderá ser a única confeccionada.

Os designers de joias criam os modelos e desenham os croquis. Eles também trabalham na conservação e na restauração de peças antigas. Além do talento, é imprescindível que o profissional conheça a história dos metais e saiba identificar as pedras.
montagem de imagens com diversos momentos da criação de uma joia
Professor ensina etapas da criação de joia, homem mostra peças criadas pela turma

"É fundamental que a pessoa participe de um curso, pois não é um setor fácil de lidar. É no curso que o aluno terá o conhecimento necessário para a execução do trabalho. Para quem está começando, um aspecto importante é saber onde comprar as pedras e os metais ; a oferta é desigual, o que não ocorre com as grandes joalherias", aconselha Claudia Theolier, proprietária da Espaço Theolier Escola de Joalheria.
instrumentos usados no designe de joias
Mulher usa instrumentos e cria joia
Um ponto muito importante para o bom profissional é estar sempre atualizado de acordo com as necessidades do mercado e com as tendências de moda.

Agradecimento:

Espaço Theolier Escola de Joalheria

theolierdesigner.blogspot.com.br
anel de pedra preciosa visto através de lente de aumento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação