Revista

Confira os figurinos do Oscar que vão conquistar o seu guarda-roupa

Com a ajuda de uma consultora de moda, vasculhamos os pontos fortes de cada um dos indicados ao Oscar de Melhor Figurino

Ailim Cabral
postado em 05/02/2017 08:00
Além da atuação dos artistas envolvidos, dos cenários e da trilha sonora, há outro fator extremamente importante na ambientação de um filme: os figurinos. As peças usadas pelos atores ajudam o telespectador a entender em que época se passa a história, qual a posição social e a profissão de cada figura, além de ajudarem na construção psicológica e emocional do personagem. O traço sonhador da personagem Mia Dolan, de La la land, por exemplo, é externado em vestidos rodados e coloridos. Grandes filmes são uma espécie de vitrine.

O Oscar reconhece a importância do vestuário com a cobiçada estatueta de melhor figurino. Os estilos exibidos nos cinco filmes indicados neste ano são semelhantes, com um toque saudosista, mas usáveis no dia a dia. A estilista e consultora Alessandra Marins, sócia do Instituto Rio Moda, explica que o retrô surge como uma contratendência. ;O consumidor foge um pouco da tendência globalizada e da tecnologia e se volta para si, para uma coisa mais nostálgica. Ao valorizar o passado, passa a usar peças de brechós ou que pertenceram à avó;, afirma.

Alessandra acrescenta ainda que a tendência retrô tem sido apresentada por um designer referência no mercado de moda atual, Alessandro Michele, da Gucci. ;Ele trouxe os principais produtos antigos da marca para as novas coleções, além de saias mais compridas, óculos grandes e laçarotes. É uma mistura de décadas que remete ao passado;, completa. Tendo por base os indicados ao Oscar de Melhor Figurino, a estilista deu dicas do que pode ser transportado das telonas para o guarda-roupa brasileiro.

La la land: cantando estações

O ator Ryan Gosling e a atriz Emma Stone sentados em um banco em cena do filme La La LandO filme é quase uma ode aos antigos musicais hollywoodianos. Com números de dança e de sapateado e cenários românticos, o favorito deste ano mostra como a glória do passado pode se repetir, com uma ou outra modernização. Isso fica nítido nos figurinos.

Para os homens, a gravata longa e fina combinada com ternos e coletes transmite sofisticação. O sapato de duas cores usado por Sebastian, interpretado por Ryan Gosling, agrada os mais clássicos. Os vestidos rodados de Mia Dolan, interpretada por Emma Stone, vêm no comprimento mídi, aposta bem contemporânea. A frente única ostentada pela personagem também pode ser facilmente trazida para o dia a dia. ;Esse vestido fresco já faz parte do nosso universo, então, seria minha aposta;, analisa Alessandra.

Jackie

Atriz Natalie Portman com tailleur vermelho em cena do filme Jackie
O figurino do filme que conta a vida da primeira-dama Jacqueline Kennedy durante seu casamento com o então presidente John Kennedy prima pela elegância. ;Jackie sempre foi uma referência de moda e acho que vai trazer o tailleur comportado Chanel com muita força. É uma moda que cai bem para qualquer mulher e acho que vai influenciar também as mais jovens;, acredita Alessandra Marins.

Animais fantásticos e onde habitam

Cartaz de divulgação do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam com os artistas principais em cena
O filme se passa na década de 1920 e retrata uma Nova York em formação. O protagonista chega com cores diferentes, para ressaltar seu lado aventureiro. Sobreposições, trench coats e brilhos aparecem em profusão.

Apesar de ser um figurino de época, pode ser encarado como sem gênero (genderless). ;Os sapatos usados pelas mulheres são masculinos. Consigo imaginar os personagens trocando de casacos e xales entre si;, ressalta Alessandra Marins. A tendência tem sido vista em diversas passarelas. A saia masculina, por exemplo, foi altamente explorada na última SPFW.

Florence: quem é essa mulher?

Meryl Streep com roupa cheia de penas e boás em cena do filme Florence.
A produção conta a história de uma atriz que resolve se tornar cantora nos anos 1940. O visual é luxuoso e cheio de excessos. Os boás são altamente explorados e, de acordo com Alessandra Marins, devem começar a pipocar nas araras das grandes lojas. ;A Prada trouxe muitas plumas na última coleção. Elas vêm nas roupas, aplicadas em camisetas e jaquetas. Acredito que o boá revisitado chegará forte ao Brasil, para as roupas de noite;, completa a estilista.

Aliados

Brad Pitt de terno e Marion Cotillard de vestido verde claro seguram taças em cena do filme Aliados
A película se passa na época da Segunda Guerra e o figurino segue o momento histórico, com uma estética de filme noir. A figurinista Joanna Johnston usou muita seda nos vestidos e apostou em mangas bufantes com punhos justos ; modelagem exibida em coleções recentes da Gucci.

A estilista Alessandra Marins chama a atenção para a pegada militar, evidente nos trench coats. Ela prevê ainda que os cabelos da protagonista Marianne Beausejour vão empolgar fora das telas. ;É um corte elegante e moderno, um pouco mais curto do que os últimos que fizeram sucesso.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação