Encontro com o Chef

Culinária fitness ajuda a começar o ano e as dietas pós-carnaval

Recém-instalada na capital, uma rede de restaurantes fit compartilha com a coluna o segredo para (re)começar o ano sem peso na consciência e no estômago

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/03/2017 08:00 / atualizado em 06/03/2017 10:52

 
 
Até pode ser clichê, mas, quando o assunto é dieta, o ano, de fato, só começa depois do carnaval. E não é para menos. Com as festas de fim de ano, os dias de férias e os excessos gastronômicos e etílicos durante a folia, não há alimentação regrada que consiga sobreviver. Passados os festejos, é tempo de se desintoxicar. Em busca de dicas para a coluna, eu me deparei com uma franquia de restaurantes recém-chegada a Brasília que tem como proposta oferecer comida magra, saudável e com sabor.

O Mr. Fit abriu as portas há um mês no Venâncio Shopping. Veio pelas mãos de uma apaixonada pelas panelas. Maite Barbosa é dentista, mas, desde que se mudou para a capital, há quatro anos, deixou de exercer a profissão. Em uma visita a São Paulo, conheceu a rede de restaurantes e viu no negócio uma oportunidade de dar uma guinada na vida. Maite, que já tinha começado a cursar a faculdade de gastronomia, pesquisou a fundo o cardápio da franquia e achou a proposta interessante. “Fiz questão de executar e provar cada prato antes de abrir o restaurante.”

Com grande variedade de saladas, menu executivo, hambúrgueres veganos e sucos naturais, o restaurante não usa óleo, manteiga ou margarina no preparo dos alimentos e sempre opta por frutas, verduras e legumes frescos, repostos diariamente. “Todos os nossos alimentos são grelhados. O único óleo que entra na nossa cozinha é o azeite”, garante a proprietária, que passou, ao lado dos funcionários, por treinamentos com nutricionista.

Outra vantagem apontada por Maite é a rapidez com que as receitas são executadas. Por conta da logística montada, os pratos ficam prontos entre quatro e oito minutos, a depender da escolha. “Costumo dizer que somos fast food apenas pela rapidez com que a comida é preparada, porque, em termos de sabor, não deixamos a desejar a nenhum restaurante.”

Caso o cliente queira, ele pode montar o prato executivo, formado por uma salada ou feijão, um carboidrato saudável (purê de batata-doce, arroz ou macarrão integrais) e uma carne magra (peixe, frango ou bovina). Há ainda opções como o estrogonofe fit, que substitui o creme de leite por biomassa de banana, e os hambúrgueres feitos à base de soja, salmão, tilápia, frango ou carnes sem gordura. “Com exceção do pão e do açaí, todos os alimentos são preparados aqui”, afirma Maite.

O gerente do local, Eliseu Milan, garante que a aceitação do público no primeiro mês de casa aberta surpreendeu e que o restaurante já conquistou uma clientela fiel. “Temos servido uma média de 100 refeições por dia e com expectativa de crescimento”, justifica. Ele aponta o estrogonofe de biomassa de banana como o carro-chefe do Mr. Fit. “Os chips de batata-doce também são um sucesso, assim como os hambúrgueres”, enumera.

O lugar serve também sobremesas. Todas fit. Uma delas, criada por Maite, entrou, inclusive, no cardápio da franquia em todo o Brasil. O brigadeiro preparado com biomassa de banana é fruto dos experimentos da empresária nas aulas de gastronomia. “É delicioso e não engorda”, garante. Como sugestão para desintoxicar neste pós-carnaval, Maite sugere um prato simples, fácil de preparar e saudável: salmão grelhado (que pode ser substituído por tilápia) e salada. Já o suco detox é ideal para deixar todos hidratados e fortalecidos para enfrentar o ano, que está só começando.
 

Salmão grelhado com salada e arroz integral

Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press

Ingredientes para o salmão

1 filé de salmão
Alho
Sal
Limão

Modo de fazer
Tempere o salmão com sal e alho e deixe marinar por umas três horas.
Grelhe por cerca de 10 minutos, dos dois lados.
Finalize com suco de limão sobre o peixe.  Isso fará com que a carne não resseque.

Ingredientes para a salada

Rúcula
Tomate-cereja
Queijo branco
Milho
Sementes de girassol
Maionese
Queijo parmesão
Limão
Azeite

Modo de fazer
Monte a salada com a rúcula, o tomate-cereja, o queijo branco, o milho e as sementes de girassol.
Prepare o molho caesar com a maionese, o queijo parmesão, o limão e o azeite.
Ponha o molho sobre a salada e sirva com salmão e arroz integral.
 

Suco superdetox


Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
Ingredientes

50ml de clorofila (kiwi, abacaxi e couve)
1/2 maçã
1 folha de alface-crespa ou americana

Modo de fazer
Prepare a clorofila, batendo no liquidificador ou no processador o abacaxi, o kiwi e a couve. A quantidade dos ingredientes deve ser na mesma proporção. Faça uma grande quantidade e congele. Bata 50ml da clorofila com a maçã, a alface e um pouco de água e sirva.
 
 
 

Serviço

Mr. Fit
Venâncio Shopping — SCS Quadra 8, Asa Sul.
De segunda a sexta-feira, das 10 às 19h. Sábados, das 10h às 8h.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.