Revista

Em restaurante diferente, clientes sentam com desconhecidos e escolhem menu

Duas jovens se uniram para propor um conceito diferenciado de restaurante: um lugar para comer bem, onde desconhecidos sentam-se juntos, interagem entre si e ainda dão palpite no menu e até na música

Sibele Negromonte
postado em 12/03/2017 08:00
[VIDEO1]
Elas nasceram em Brasília, estudaram no mesmo colégio e têm vários amigos em comum. Mas só se conheceram há pouco mais de dois anos durante uma viagem a Barcelona. De cara, Danielle Chauvet, 23 anos, e Bárbara Caldeira, 25, descobriram várias afinidades, como a paixão pela boa mesa, o prazer de uma conversa agradável, a admiração pela economia colaborativa e o espírito empreendedor. Não deu outra! Logo, se tornaram grandes amigas. E sócias.

De volta a Brasília, Danielle, que fazia intercâmbio em Paris, e Bárbara, que passava uma temporada em Amsterdã, decidiram pôr em prática um plano que começou a ser arquitetado quando se conheceram. Assim, surgia o Bêco Restaurante, em junho do ano passado. Mas não se trata de um restaurante convencional. A começar pelo local ; o quintal de uma casa no Lago Sul ; e pela filosofia ; conectar o comensal com a refeição, a música, o ambiente e o outro, mesmo que seja um desconhecido.

O Bêco só abre aos domingos, das 19h às 23h, e oferece um menu único por noite, formado por entrada, prato principal e sobremesa, para, no máximo, 26 pessoas. Tudo é preparado cuidadosamente por elas. ;A ideia é que todos participem e façam uma pausa para apreciar o momento;, explica Bárbara. ;Sempre colocamos uma mesa grande para que todos compartilhem a experiência;, completa Danielle.

amigas sentadas em banco de madeira olham para a câmera;Somos amadoras, estamos sempre experimentando, nos aperfeiçoando;, diz Bárbara, que, geralmente, assume o comando das panelas. ;Sou mais uma assistente de cozinha;, brinca Danielle. As receitas são fruto de muita pesquisa e da experiência herdada das mulheres das famílias. ;Nossas mães adoram cozinhar e sempre dão um jeito de ajudar;, divertem-se. ;Quando viajamos, ficamos atentas a tudo.; De duas coisas elas não abrem mão: da qualidade do alimento e do capricho no preparo.

Sempre procuram pôr em prática também o conceito de economia colaborativa, comprando de produtores locais. ;Todos os sábados, vamos ao Ceasa comprar tudo fresquinho. O vinho e o espumante vendidos aqui são nacionais, assim como a cerveja é goiana;, ressalta Bárbara. E não para por aí. Os pratos em que são servidas as refeições foram pintados pelas amigas, que também confeccionaram os souplasts, as velas e uma das mesas. Uma parede ganhou a grafitagem do artista brasiliense Pomb e as luzinhas enfileiradas dão um tom intimista ao local.

A participação dos clientes é outro diferencial do Bêco. Como as reservas são feitas com antecedência, todos são reconhecidos pelo nome. Também são convidados a buscar o prato no balcão e a devolvê-lo ao fim da refeição. ;Assim, sabemos que ele está pronto para a próxima etapa do jantar;, explica Danielle. A playlist das músicas é sugerida pelos clientes, assim como um violão sempre está disponível para quem quiser arriscar tirar umas notas. O menu é divulgado com antecedência, pelas redes sociais, e também está aberto a sugestões.
;Queremos que ele se sinta parte do Bêco.; Além do menu fechado, as amigas oferecem petiscos para quem quiser ir ao local apenas tomar um drinque. Como bem resumem nas redes: ;A comidinha é caseira, a vibe é boa e a ideia é se conectar: com a comida, com o outro e com a vida;.

Entrada

cumbuca com salada grega

Salada grega

Ingredientes:
Tomate
Pepino
Cebola roxa
Pimentão verde
Azeitona preta
Vinagre balsâmico
Azeite
Orégano
Queijo feta

Modo de fazer:
Corte o tomate e o pepino em cubos, e a cebola e o pimentão, em tiras. Acrescente a azeitona sem caroço e regue com bastante azeite e um pouco de vinagre. Deixe marinar por cerca de quatro horas. Ao servir a salada, acrescente o orégano e o queijo feta (pode ser substituído por ricota) ralado.


Prato principal

prato com risoto e filé

Risoto de grana padano com filé ao molho de frutas vermelhas

Para o risoto:
1 cebola
2 copos americanos de arroz arbório ou carnaroli
1 pouco de vinho branco
Caldo de legumes
Azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 punhado de queijo grana padano
Sal

Modo de fazer:
Prepare um caldo de legumes (no caso dessa receita, foram usados cebola, alho-poró, salsão, alho e cenoura fervidos na água) e reserve. Refogue, no azeite, a cebola picada e o arroz. Regue com um pouco de vinho. Quando estiver bem refogado, vá colocando o caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até o ponto que desejar. Coloque uma pitada de sal. Quando estiver no ponto desejado, desligue o fogo. Ponha uma colher de manteiga, um punhado de queijo e tampe a panela. Em três minutos, destampe. A manteiga e o queijo terão derretido naturalmente.

Para o filé:
Bife de filé mignon
Sal
Pimenta-do-reino
Manteiga

Modo de fazer
Tempere o filé com sal e pimenta. Em uma frigideira com manteiga, dê uma selada na carne até formar uma crosta. Em seguida, leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos.

Para a calda de frutas vermelhas:
Morango
Amora
Framboesa
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Ponha as frutas na panela com a manteiga, o açúcar e o sal e mexa até derreter. Dependendo da consistência desejada, pode colocar um pouco de água. Cubra o filé com a calda.


Sobremesa

taça com sobremesa de morango

Nuvem de morango

Ingredientes:
6 gemas
90g de farinha de trigo
250g de açúcar cristal
1 litro de leite
1 fava de baunilha
Suspiros
Chantili
Castanhas trituradas
2 bandejas de morango

Modo de fazer:
Ferva o leite com as favas de baunilha. Em um recipiente, bata as gemas com o açúcar até ficar quase branco. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, sempre batendo. Acrescente duas conchas de leite quente e continue mexendo. Em seguida, jogue essa mistura ao leite que sobrou e mexa no fogo até pegar consistência. Reserve. Faça uma calda com parte do morango, levando ao fogo com um pouco de açúcar. Monte a sobremesa em camadas. Primeiro, o creme; em seguida, a calda; depois, o morango picado; e, por último, o suspiro quebrado. Finalize com o chantili e as castanhas trituradas.

Serviço:

Bêco Restaurante
E-mail: querocomernobeco@gmail.com
Facebook: becorestaurantebrasilia
Instagram:@becorestaurante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação