Revista

Chef cria cardápios para bares e restaurantes da cidade e oferece cursos

A chef Daniele Goulart se especializou em prestar assessoria para bares e restaurantes. Ela idealiza o menu e treina a equipe das casas. Além disso, oferece cursos e o serviço de personal chef

Sibele Negromonte
postado em 23/04/2017 08:00
A paixão de Daniela Goulart por culinária vem, literalmente, de berço. Com bisavó, avó e mãe cozinheiras, ela, praticamente, nasceu embaixo de uma mesa, como gosta de dizer. ;Eu nunca brinquei de boneca. Sempre estava às voltas com panelinhas e fogões de brinquedo;, diverte-se. Aos 11 anos, fazia bolos, bombons, brigadeiros. Aos 15, já vendia as delícias para amigos e parentes. O caminho profissional, portanto, parecia estar traçado. Mas quis o destino que ele sofresse alguns percalços.

Na cozinha de Daniela, ervas e especiarias têm lugar de destaque.

Como não havia faculdade de gastronomia em Brasília, Daniela acabou cursando farmácia e química. Por 10 anos, trabalhou como farmacêutica. ;Fui para o ramo da manipulação, claro. Pelo menos, podia pesar, esquentar, esfriar e fazer tantos outros experimentos nos produtos;, brinca. ;Mas, paralelamente, fazia os meus bolos e doces sob encomenda.; Quando a empresa em que trabalhava fechou, Daniela se viu em uma encruzilhada: continuava a manipular remédios ou ia misturar alimentos? A paixão falou mais alto e Daniela ingressou no curso de gastronomia. Para se manter enquanto estudava, abriu uma loja de bolos.

Ao terminar a faculdade, Daniela decidiu investir em um setor que, segundo ela, ainda tem muita carência no Distrito Federal: montar o cardápio e dar consultoria a bares e restaurantes da cidade. Nem todos as casas mantêm um chef em tempo integral na cozinha. O papel dela é, justamente, criar o menu e treinar a equipe que ficará responsável pela execução dos pratos. ;Pelo menos uma vez por semana, eu volto ao local para ver como tudo está indo.; No currículo da chef, há uma extensa lista de estabelecimentos para os quais presta assessoria, como Casa de Madeira Restaurante e Empório, Ziriguidum, Vitrola e Mundo Vivo, para citar os mais recentes.

A empresa que montou em sociedade com o marido, a Total Cheff, presta também o serviço de personal chef, promove cursos para quem quer se aperfeiçoar na arte culinária e mantém um food truck ; o único que serve codorna no DF. Na cozinha de Daniela, ervas e especiarias têm lugar de destaque. ;Prezo sempre pelo alimento fresco e natural;, garante. Tanto que pediu permissão ao condomínio do prédio onde mora para cultivar uma horta na área comum. ;Todos os moradores podem pegar o que quiserem. Alguns até ajudam a cuidar;, orgulha-se.

Didática, a chef dá aula para vários públicos ; de crianças a mães de primeira viagem, de gente que quer aprender o beabá das panelas a quem pretende se especializar nas mais diversas cozinhas internacionais. A duração dos cursos pode variar de um dia a três meses. Mas um dos grandes xodós de Daniela é o serviço de personal chef, no qual ela e a equipe vão à casa do cliente e preparam uma refeição completa. ;Após uma conversa prévia, monto o menu, de acordo com a preferência do cliente. Vou às compras e, no dia do evento, levo todo o material, inclusive as panelas para cozinhar no local do evento. No fim, deixamos tudo limpo;, detalha.

Para a coluna, a chef escolheu duas receitas que criou para o cardápio do Casa de Madeira Restaurante e Empório. ;O coulis de frutas vermelhas é superfácil de fazer e sucesso garantido toda vez que servimos no restaurante;, garante. Já o creme de espinafre teve uma aceitação tão grande que ela o incluiu no curso para as mães de primeira viagem. Além de saboroso, traz vários benefícios nutricionais. ;O alho-poró é uma fonte de várias vitaminas e nutrientes; o espinafre é rico em ferro ; só para citar algumas vantagens.; Ela ressalta que o creme tanto pode ser saboreado por adultos quanto por bebês mais velhos. Neste caso, ela aconselha não pôr gengibre.

E a paixão familiar pelas panelas promete não parar em Daniela. As duas filhas da chef, de 4 e 10 anos, já dão mostras de que seguirão o ofício. ;A mais velha cozinha muito bem e de tudo um pouco. O sonho dela é participar do MasterChef infantil.;
[VIDEO1]

Creme de espinafre

creme de espinafre em prato fundo branco
Ingredientes
2 maços de espinafre
1 batata-baroa
2 batatas- inglesas
1/2 talo de alho-poró
Gengibre
1/4 colher de café de sal rosa
Azeite extravirgem
Óleo de gergelim

Modo de fazer
Lave e higienize o espinafre. Retire o talo.
Corte o alho-poró em anéis e refogue em óleo de gergelim. Acrescente o gengibre e o espinafre. Abafe a panela e espere o espinafre murchar. Reserve.
Descasque e cozinhe a batata-baroa e a batata-inglesa até que fiquem bem molinhas. Coloque-as no liquidificador com o refogado de espinafre. Bata até ficar um creme aveludado (se necessário, acrescente a água do cozimento das batatas).
Volte o creme para a panela e deixe ferver por três minutos. Corrija o sal e sirva com um fio de azeite e torradas.


Iogurte com coulis de frutas vermelhas


Ingredientes
1/2kg de frutas vermelhas variadas (pode usar morango, mirtilo, framboesa, cereja, pitanga, amora etc.)
350g de açúcar
Iogurte natural (pode ser caseiro, industrializado ou coalhada)

Taça com iogurte com coulis de frutas vermelhasModo de fazer
Em uma panela, misture o açúcar e as frutas vermelhas. Leve ao fogo médio.
Vá mexendo por cerca de 20 minutos, até formar uma calda (o coulis).
Tire da panela e deixe esfriar.
Em um recipiente individual, ponha uma camada do coulis, outra de iogurte e mais uma da calda. Sirva.

Dicas da chef

Sabe aquele maço de manjericão que você compra, usa algumas folhas e, em dois ou três dias, fica todo preto? Daniela Goulart ensina um truque para que se mantenha viçoso por mais tempo. Basta colocá-lo na água, em um vaso, como se fosse um buquê de flores. Ele pode durar até 15 dias. E, de quebra, criará raiz. Daí, basta plantar o manjericão. Uma boa oportunidade para iniciar uma horta.

Sabe o azeite aromatizado que é servido no seu restaurante preferido? Daniela ensina a deixá-lo naquele sabor especial. Para tanto, escolha as ervas e/ou pimentas de sua preferência, lave-as e deixe-as secar bem. Em seguida, coloque dentro da garrafa do óleo e mantenha em lugar escuro e seco por 15 dias. Pronto. Você tem em sua mesa um produto delicioso e personalizado.

Serviço

Total Cheff

Telefones: 98355-0526 / 99992-4586 / 3203-3200.
Facebook: Totalcheff

Casa de Madeira Restaurante e Empório

Avenida do Sol, Condomínio
Quintas do Sol, Quadra 2, Lote 50, Jardim Botânico.
Reservas: 3547-6001.
Funciona às sextas e aos sábados, das 11h à meia-noite. Aos domingo, das 11h às 17h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação