CASA

Charme na decoração: sobreposição de tapetes vira tendência

Os tapetes podem ser as peças de destaque de um ambiente. Uma forma diferente de usá-los é fazer sobreposições de modelos com cores, texturas e estampas diferentes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/04/2017 08:00 / atualizado em 21/04/2017 16:40

William de Paula/Divulgação
Os tapetes podem vir em diversos modelos, formatos, tamanhos, materiais e estilos. Quando são mais ousados e mais elaborados, podem se tornar o ponto de destaque de um ambiente e dar um up a toda decoração. A desvantagem é que também podem ficar enjoativos e têm um custo mais elevado, o que dificulta a troca constante. Uma das soluções é inovar com  tons neutros e, para essa opção, uma das tendências que tem chamado a atenção é a sobreposição de tapetes.


A ideia é simples. As peças podem ser usadas em formatos e tamanhos complementares aos de sofás, poltronas e mesinhas de centro, por exemplo. A design de interiores Maju Hosken explica que a sobreposição cria uma composição no espaço e destaca o móvel escolhido. “Não tem regras, mas, para criar harmonia, é importante ter comunicação entre as cores, misturar uma peça estampada e uma lisa, além de trabalhar com texturas”, sugere.

As sobreposições deixam o ambiente mais sofisticado. Segundo a arquiteta Larissa Dias, a depender da forma como são usados, elas provocam diferentes sensações nos moradores e visitantes, além de finalizarem a decoração. Peças mais felpudas, por exemplo, tornam o espaço mais aconchegante, enquanto as de fios mais baixos ou cortados são mais elegantes.

Já os modelos com estampas orientais são como uma obra de arte e conferem mais personalidade aos projetos. Eles pedem, no entanto, móveis mais neutros, que não escondam os desenhos da peça ou deixem o espaço muito carregado. O mais importante é que, assim como os móveis e outros itens de decoração, os tapetes combinem com o estilo da casa e o dos donos.
Clausem Bonifácio/Divulgação

Na hora de escolher:

  • Aposte na funcionalidade. Locais de muita circulação ou úmidos, como a cozinha e o banheiro, pedem tapetes absorventes e de fácil manutenção e limpeza.
  • Os tapetes sintéticos são boas opções para o quarto ou para ambientes infantis, já que evitam alergias ou acúmulo de poeira.
  • Use o tapete de forma proporcional. Para dar sensação de amplitude, a peça deve ficar debaixo de todos os móveis do espaço escolhido.
  • Para ousar na decoração sem comprar um tapete cansativo, opte por peças neutras com sobreposições estampadas. Ou então, escolha acessórios mais coloridos, como as almofadas.
  • Evite deixar as pontas soltas. Elas deixam o ambiente com aspecto desleixado.

Edgard César/Divulgação

Etna/Divulgação
 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.